STAYAWAY COVID é uma aplicação móvel de rastreio automático de contactos de utentes com COVID-19. Foi apresentada a 1 de setembro como um meio complementar aos sistemas tradicionais de resposta à pandemia.

Está disponível na App Store e Play Store, é gratuito e de adesão voluntária. O sistema permite, através da proximidade física entre “smartphones'”, alertar o seu utilizador caso este tenha estado em contacto de proximidade com outros utilizadores, a quem tenha sido diagnosticada a doença. Em declarações à comunicação social, a ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu que a app é “confidencial, voluntária e segura e, por isso, na qual se pode confiar”.

Para explicar detalhadamente o modo de funcionamento da STAYAWAY COVID, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) disponibilizam um guia de utilização.

Em comunicado, os SPMS reforçam que “a assunção desta ferramenta como instrumento relevante de combate à pandemia e de identificação de contactos depende, contudo, da ação concertada dos médicos” (a quem cabe obter e comunicar ao utilizador do sistema diagnosticado com COVID-19 o código de legitimação pseudoaleatório) e “dos restantes profissionais de saúde”, que têm um papel importante na difusão desta ferramenta junto da comunidade.

Na prática, quando um doente testa positivo à COVID-19, recebe um código para inserir na app. O sistema envia um alerta aos utilizadores da aplicação com quem este teve contactos de elevado risco (ou seja, a menos de dois metros e por mais de 15 minutos) nos 14 dias anteriores ao diagnóstico. A informação partilhada é anónima.

A Direção-Geral da Saúde é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional.

Pode aceder aqui ao guia de utilização da app STAYAWAY COVID (PDF).