O bastonário da OMD, Miguel Pavão, e o representante da Região Sul no Conselho Diretivo, Nuno Ventura, reuniram na passada segunda-feira, 28 de setembro, com a presidente da ADSE (Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.), Maria Manuela Faria, e membros do Conselho Geral deste organismo.

Na agenda esteve a revisão da tabela de referência do subsistema de saúde dos trabalhadores da Administração Pública.

A Ordem dos Médicos Dentistas deu conta da sua preocupação em relação à proposta apresentada pela ADSE, uma vez que os pressupostos que servem de base aos valores absolutos e relativos dos vários atos médicos não se coadunam com a boa prática da medicina dentária. Os responsáveis mostraram-se insatisfeitos com a tabela provisória por considerarem que será prejudicial tanto para os prestadores, como para os utentes beneficiários.

A comitiva da OMD apresentou também um documento com algumas considerações sobre a proposta de revisão em curso, que têm sido transmitidas pelos médicos dentistas. Os representantes da ADSE comprometeram-se a prestar maior atenção às sugestões recebidas pelos profissionais e a considerar os contributos enviados por todas as partes envolvidas neste período de audição.

Recorde-se que uma das primeiras iniciativas da atual direção da OMD, que assumiu funções em julho, foi requerer que os novos valores tenham em conta a tabela de referência de custos inerentes a atos de medicina dentária, tendo nessa altura solicitado uma reunião ao Conselho Diretivo da ADSE para debater esta questão.

As duas entidades acordaram reunir novamente em novembro, depois de analisados todos os contributos e ouvidos os vários intervenientes no processo.