O médico estomatologista António Mano Azul é o novo representante português no Conselho Europeu de Chief Dental Officers (CECDO). Este organismo tem como finalidade analisar e debater as questões de saúde oral respeitantes aos países membros da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE).

A OMD saúda a escolha, considerando uma “decisão de grande importância para as políticas de saúde oral, nacionais e internacionais”. Para o bastonário da Ordem, Miguel Pavão, a nomeação de António Mano Azul vai “incrementar a relação estreita e o trabalho profícuo entre as duas organizações, a bem do ecossistema de saúde e da medicina dentária”.

O CECDO é composto por individualidades nomeadas por cada membro da UE, por países do EEE e nações externas à EU/EEE, que prestam consultoria aos governos nacionais, à Comissão e outras partes interessadas em questões que afetam a saúde oral.

António Mano Azul foi designado representante do CECDO por despacho do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, após proposta da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. O médico estomatologista sucede a Rui Manuel Domingues Calado e assumiu funções a 14 de agosto.

Licenciado em Medicina (1980) e especialista em Estomatologista (1989), tem exercido funções de docência em várias instituições de ensino superior e é autor de mais de uma centena de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

António Mano Azul fundou (1998) e presidiu (2000 – 2002) a European Association of Oral Medicine. É membro del Advisory Board do Dental Aliance for AIDS/HIV Care (DAAC) (desde 1993) e do European School of Oncology (ESO) Advisory Group on Oral Malignancy (desde 1994). Pertence também ao EU Working Group on Teaching Material on Oral Cancer and Precancer (desde 1994) e ao longo da carreira tem integrado várias equipas e cargos em organismos internacionais de medicina dentária.