Fernando Guerra é o novo presidente do Conselho Geral (CG). A eleição realizou-se a 12 de setembro, no Porto, durante a reunião extraordinária deste órgão, a primeira da equipa eleita em junho e que tomou posse a 18 de julho.

Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), desde 2016, e professor convidado para cursos de pós-graduação de outras universidades, Fernando Guerra detém um longo percurso profissional. É membro do Board of Directors da Oral Reconstruction Foundation, investigador principal de vários projetos nacionais e internacionais, conferencista internacional e autor de livros, capítulos de livros e artigos em revistas com júri de avaliação.

A vice-presidência fica a cargo de Célia Carneiro e António José de Sousa e Gisela Melo de Sousa assumem funções como secretários da mesa do CG.

Célia Carneiro é membro efetivo da região Norte no Conselho Geral. Além da prática clínica, que exerce em Freamunde, Paços de Ferreira, dedicando-se em particular à reabilitação protética sobre implantes dentários, a médica dentista tem uma participação cívica na Câmara Municipal de Paços de Ferreira, onde exerce funções de vereadora.

António José de Sousa é um dos representantes da região Sul no CG. É especialista em cirurgia oral, exerce em vários locais do centro e sul do país e é docente de Dentisteria Operatória e Anatomia no Instituto Universitário Egas Moniz. O médico dentista tem ainda um percurso ligado ao associativismo.

Gisela Catarina Melo de Sousa foi eleita para o CG pela região Centro. Exerce em Viseu e Tondela, com enfoque nas áreas da cirurgia e ortodontia. A sua vida profissional é também marcada pela participação em movimentos associativos.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, e o tesoureiro, Manuel Nunes, participaram na reunião, prestando informações sobre a orgânica da Ordem, a situação financeira e o procedimento eleitoral extraordinário do Conselho Geral.

Após a eleição, a mesa do CG assumiu de imediato funções e coordenou os trabalhos da equipa, que se mostrou participativa em todos os assuntos abordados.

O Conselho Geral é composto por 50 membros eleitos, oriundos de todo o país, que representam os mais de 10 mil médicos dentistas.