Miguel Pavão, eleito no mês passado bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), foi recebido em audiência no Palácio de Belém, em Lisboa (13 agosto 2020), pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Bastonário Miguel Pavão, acompanhado pela vice-presidente do Conselho Diretivo, Teresa Canadas, representaram a Ordem dos Médicos Dentistas na audiência com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Créditos da foto: © Presidência da República Portuguesa.

 

Durante o encontro, o bastonário da OMD informou o Presidente da República sobre a situação atual da medicina dentária em Portugal e a fase difícil que os médicos dentistas atravessam após o encerramento das clínicas e consultórios devido à pandemia COVID-19.

A retoma da atividade está a ser feita com grandes condicionantes por causa das medidas adoptadas para evitar os riscos de contágio.

Miguel Pavão alertou o Presidente da República para a falta de apoios aos médicos dentistas, explicando que são necessárias linhas de apoio específicas para a profissão.

O bastonário da OMD abordou ainda junto de Marcelo Rebelo de Sousa a questão do excesso de profissionais na medicina dentária, alertando que o impacto negativo da COVID-19 poderá agravar ainda mais esta situação.

Miguel Pavão considera “urgente diminuir o número de vagas em medicina dentária. Uma medida que deveria ser adoptada de imediato, já no próximo ano lectivo, por todas as faculdades que leccionam o mestrado integrado. Todos os anos entram no mercado de trabalho, já muitíssimo saturado, cerca de 500 novos profissionais. Um número insustentável, que está a provocar um crescimento exponencial da emigração. Hoje, 14% dos médicos dentistas estão emigrados, um fenómeno que continua em crescendo. Neste sentido, irei enviar trimestralmente os números de colegas que abandonam o país ao Presidente da República e ao primeiro-ministro”.

Vídeo com declarações do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, no Palácio de Belém após as audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: