A Ordem dos Médicos Dentistas está a auscultar a classe para aferir o impacto da COVID-19 na prática da medicina dentária, desde que a atividade foi retomada, em maio passado. O inquérito foi esta sexta-feira, 31 de julho, aos médicos dentistas. Os resultados vão possibilitar o diagnóstico da atual realidade do setor.

O bastonário da OMD adianta que os resultados e conclusões do inquérito serão o ponto de partida para reunir e negociar com o Governo medidas de apoio e compensação para os médicos dentistas. A medida foi anunciada por Miguel Pavão durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais, onde fez questão de dirigir “uma palavra de homenagem a todos os profissionais de saúde, em que os meus colegas médicos dentistas se incluem por estarem a ser o garante da estabilidade política e social nesta crise causada pela COVID-19, que constituí um período adverso e que põe à prova os mais altos valores humanitários”.

Desta forma, no imediato, além da realização de um inquérito sobre o período de retoma de atividade e o impacto do vírus no dia-a-dia dos profissionais, o bastonário revela que outra das prioridades é a preparação de futuros cenários de ação, tendo em consideração uma eventual segunda vaga da pandemia.