A COVID-19 está a ter impacto em todos os setores da economia, a nível mundial, com particular incidência nas diversas áreas da saúde, em especial a saúde oral. Para avaliar os efeitos do vírus na prática da medicina dentária, a Federação Dentária Internacional (FDI) criou um grupo de trabalho.

Coordenado pelo presidente do Conselho Geral da OMD, e também coordenador dos grupos de trabalho internos da Ordem afetos à pandemia, Paulo Ribeiro de Melo, a COVID-19 Task Team da FDI tem, entre outras responsabilidades, a tarefa de liderar o desenvolvimento da estratégia da federação nesta matéria e implementar as respetivas atividades. Integram este grupo Gerhard Seeberger, presidente da FDI, Ihsane Ben Yahya, presidente-eleita da FDI, Young-Guk Park, Nikolai Sharkov e Carol Gomez Summerhays.

Em virtude do trabalho desenvolvido e da auscultação dos desafios dos vários países, esta Task Team elaborou um documento intitulado “FDI Statement on Dentistry and Oral Health During the COVID-19 Pandemic”, que reúne uma dezena de recomendações e princípios a seguir pelos profissionais de saúde oral durante a pandemia.

O statement da FDI reforça a especificidade dos tratamentos dentários. “O atendimento médico-dentário é único, pois muitos procedimentos são realizados a uma média de 35 cm de espaço entre a boca do paciente e a face do médico”, lê-se no documento, que alerta também para “o grande número de gotículas e aerossóis” libertados durante determinados tratamentos. Pelo que, defende uma “atenção e consideração especiais no desenvolvimento de diretrizes e regulamentos de cuidados a ter durante a pandemia”.

A declaração da FDI não esquece também as dificuldades que as clínicas e consultórios de medicina dentária enfrentam, não só económicas, mas também de acesso a equipamentos de proteção individual (EPI) e de capacidade de investimento em novas tecnologias e equipamentos.

Assim, o conselho da FDI recomenda 10 princípios fundamentais para o exercício da profissão e promoção da saúde oral neste período excecional, que podem ser conhecidos em “FDI Statement on Dentistry and Oral Health During the COVID-19 Pandemic“.

A FDI aconselha também a consulta do centro de recursos, que dispõe de diversas informações e orientações sobre este assunto, em FDI COVID-19 Resource Library.