A Ordem dos Médicos Dentistas reuniu com a secretária regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores (RAA), Teresa Luciano, a 4 de maio, para analisar a atual situação da medicina dentária na região, bem como a reabertura dos consultórios e clínicas dentárias, o seu acesso e o custo com meios e equipamentos de proteção individual.

Na audiência, que se realizou por videoconferência, o representante da RAA no Conselho Diretivo da OMD, Artur Lima, solicitou a colaboração do Governo regional para garantir o acesso a meios de proteção para os médicos dentistas a exercer no arquipélago. Esta semana, a secretária regional da Saúde informou a Ordem da decisão de ceder respiradores FFP2, mais propriamente seis a cada profissional.

Desta forma, a distribuição dos respiradores será realizada da seguinte forma:

  • Médicos dentistas residentes na ilha de São Miguel: a partir de segunda-feira, dia 18 de maio, podem levantar as máscaras no consultório do médico dentista Filipe Cymbron, devendo para tal proceder ao contacto prévio, disponível em https://consultoriodentariofilipecymbron.pt/contacts/.
  • Médicos dentistas residentes na ilha Terceira: a partir de segunda-feira, dia 18 de maio, podem levantar as máscaras na delegação da OMD, no Angra Office Center – Palmeiras Park, sita à Rua Dr. Aníbal Bettencourt, 242 – AE (9700-240 Angra do Heroísmo), das 14h00 às 16h00.
  • Médicos dentistas residentes nas restantes ilhas: vão receber as máscaras FFP2 por correio, no decurso desta semana.