A OMD distribuiu na última semana máscaras FFP2 por todos os médicos dentistas com inscrição ativa, no sentido de colmatar a escassez deste material necessário para o exercício da profissão.

Desde que o Governo decretou a suspensão da atividade clínica dos consultórios de medicina dentária, com exceção dos atendimentos urgentes e inadiáveis, a OMD tem trabalhado continuamente na adoção das medidas adequadas a cada fase da evolução pandémica e tem tido como prioridade decidir institucionalmente indo ao encontro das respostas obtidas por parte de todos os médicos dentistas junto da Ordem, bem como das autoridades de saúde e dos decisores públicos.

Considerando o expectável aumento das consultas de urgência e das situações inadiáveis, a OMD decidiu que é necessário todos os médicos dentistas atuarem dotados de máscaras FFP2.

Fruto do trabalho e dos contactos que a OMD incessantemente tem realizado nesta crise, foram distribuídas até à data 65000 máscaras por todos os médicos dentistas com inscrição ativa. Após a primeira remessa de máscaras disponibilizadas pelo Governo, a Ordem procedeu à distribuição de mais 55 mil FFP2, ou seja foram no total distribuídas seis FFP2 por médico dentista com inscrição ativa, cumprindo o princípio da equidade no acesso, ao enviar iguais quantidades de equipamentos para cada profissional.

A este propósito, a Ordem dos Médicos Dentistas agradece o contributo do Governo que cedeu a primeira remessa e das empresas Intercourier e Ravagnani que tornaram possível a distribuição de FFP2 por todos os colegas.