O Conselho Geral (CG) reuniu extraordinariamente para analisar e discutir o momento que a profissão atravessa, devido à pandemia da COVID-19, assim como para debater a proposta apresentada pelo Conselho Diretivo (CD) sobre “Isenção de quotas para todos os associados, referentes ao segundo trimestre de 2020”.

Quanto à questão das quotas, apesar de estatutariamente não ser possível aprovar a proposta do CD, o CG demonstrou o seu apoio unânime à medida. Todos manifestaram o seu agrado na medida proposta, mesmo tendo um impacto financeiro significativo nas contas da OMD. Por esse motivo, foi consensual a opinião de que havia necessidade de dar um sinal positivo à classe, com uma medida que aliviasse os encargos dos associados.

A reunião extraordinária decorreu no passado sábado, 4 de abril, por videoconferência, e foi conduzida por Paulo Ribeiro de Melo, presidente da mesa do Conselho Geral, e contou com a presença do bastonário e presidente do Conselho Diretivo, Orlando Monteiro da Silva. Participaram também o vice-presidente, Paulo Maurício, e os vogais da mesa do CG, Ana Costa e Fernando Ferreira.

O acompanhamento e a intervenção do Conselho Geral da OMD nos desenvolvimentos relacionados com a COVID-19, bem como a sua repercussão para a medicina dentária, foram o tema central da agenda de trabalhos.
Em destaque esteve a suspensão da atividade das clínicas e consultórios de medicina dentária e o impacto económico e financeiro que a medida está a ter, e terá, na vida profissional e pessoal de todos os médicos dentistas.

Foram abordadas as recomendações e medidas que a OMD tem tomado, com vista a tentar minimizar os efeitos negativos que a pandemia está a provocar na profissão, sem nunca esquecer o papel fundamental de defesa da classe.

Estiveram em debate, com elevada participação dos seus conselheiros, as diversas ações que a OMD, através dos seus órgãos estatutários e do grupo de trabalho criado no âmbito da COVID-19, tem desenvolvido em prol dos médicos dentistas e da profissão. Os conselheiros manifestaram os seus diversos pontos de vista, explanando todas as suas dúvidas e sugestões que possam ir de encontro à melhoria do atual cenário. O debate decorreu de forma muito profícua. Surgiram propostas e ideias consideradas pertinentes, sendo de realçar a disponibilidade de todos os conselheiros em contribuir ativamente para as iniciativas da OMD.

Sobre a reunião, que durou três horas, o presidente da mesa do CG salientou a “forma elevada como decorreu a reunião, que por esse motivo se tornou bastante fácil de dirigir, mesmo sendo por videoconferência”. Paulo Ribeiro de Melo realçou que “a presença de 45 participantes, sendo que grande parte deles interveio, permitiu uma troca de opiniões e ideias muito valiosa e certamente muito útil para os desafios que estamos a viver nestes momentos difíceis para todos”.

A diretora do Departamento Jurídico, Filipa Carvalho Marques, prestou um apoio fundamental, assessorando toda a reunião e esclarecendo de forma cabal as dúvidas de teor jurídico que surgiram no decorrer da reunião.
Este foi o ponto de partida para a realização de outras reuniões que certamente trarão ideias e conclusões importantes, merecedoras de mais desenvolvimentos em breve.

Foto do arquivo OMD.