Na primeira reunião do ano, que decorreu entre 10 a 12 de janeiro, os membros do Conselho Diretivo (CD) procederam à recondução dos atuais membros do Conselho Diretivo nos respetivos cargos: Pedro Pires, Laredo de Sousa, Eunice Virgínia Carrilho e Gil Fernandes Alves, respetivamente vice-presidente, tesoureiro e secretários.

Como é habitual, no mês de janeiro, o CD realiza uma reunião alargada com o intuito de debater e identificar as linhas de atuação e metas a executar nos próximos meses.

A planificação e organização do 29º Congresso, em novembro próximo, foi outro dos temas abordados. O Conselho Diretivo efetuou ainda uma análise da atividade dos diversos grupos de trabalho que a Ordem acompanha quer a nível interno, como seja a radiologia dentária, quer a nível de entidades externas, como sejam a Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

O Conselho Diretivo fez um ponto de situação relativa à regulamentação das especialidades de cirurgia oral, odontopediatria e periodontologia que está em processo de revisão pelo Conselho Geral da OMD. No que respeita às especialidades da OMD por regulamentar (prostodontia, endodontia, saúde pública oral e medicina dentária hospitalar), os membros do Executivo efetuaram uma análise dos resultados do inquérito efetuado à classe e refletiram sobre a definição das metas a alcançar nesta área.

As competências setoriais estiveram igualmente em análise pelo Conselho Diretivo.

Foram ainda descritas as recentes atividades da Comissão Científica e do Centro de Formação Contínua da OMD.

Como é habitual, a equipa procedeu à análise do expediente geral da Ordem, nomeadamente inscrições, suspensões voluntárias, levantamento de suspensão e segundas vias de cédula profissional.