Na reunião do Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) de 22 de novembro, o médico dentista português e presidente do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Paulo Ribeiro de Melo, foi reeleito diretor do CED.

A votação decorreu na Assembleia-Geral do organismo, em Bruxelas, na Bélgica. Os representantes das organizações que integram o CED elegeram também Doniphan Hammer (França), Freddie Sloth-Lisbjerg (Dinamarca) e Henner Bunke (Alemanha) para diretores e Henk Donker (Holanda) para tesoureiro.

Paulo Ribeiro de Melo integra os corpos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, presidindo atualmente ao Conselho Geral, um novo órgão social criado na sequência da entrada em vigor dos novos estatutos da OMD. No CED desempenha também o cargo de presidente do grupo de trabalho “Educação e Qualificações Profissionais”.

Neste encontro, os membros do CED aprovaram também novas resoluções políticas. Entre elas, destaque para “Medicina Dentária Corporativa na Europa” (Corporate Dentistry in Europe – pdf), na qual o organismo solicita que nos casos em que entidades de direito privado estão autorizadas a praticar medicina dentária, estas devem ser fundadas ou administradas por médicos dentistas.

Por outro lado, defende o CED, os médicos dentistas que são acionistas numa empresa devem ali exercer a profissão. E, segundo a resolução, deve ser assegurado que as regras profissionais são aplicadas de igual forma a médicos dentistas e empresas corporativas. Conheça ainda as restantes posições do CED nesta matéria, através da leitura da resolução na íntegra.

Outro documento adotado nesta Assembleia-Geral respeita à atualização da “Resolução sobre o uso da sedação por inalação de óxido nitroso” (Resolution on the use of Nitrous Oxide Inhalation Sedation – Update – pdf).

O CED decidiu alinhar a resolução datada de 2012 com as melhores práticas profissionais da atualidade. Diz o documento que a resolução se destinava a apoiar os benefícios, segurança e utilidade da utilização do N2O no consultório médico-dentário e que essa ferramenta deve ser mantida no arsenal dos consultórios para uso em determinadas condições por médicos dentistas devidamente formados e certificados.

Foram ainda aprovadas as seguintes posições políticas: “Atualização da Resolução sobre amálgama dentário” (Updated Resolution on Dental Amalgam – pdf), “Resolução sobre vacinação” (Resolution on Vaccination – pdf) e “Resolução sobre dados médico-dentários e acesso a registos de saúde” (Resolution on Dental Data Set and Access to Health Records – pdf). Todas estão disponíveis para consulta na página eletrónica do CED.

O CED é uma associação europeia sem fins lucrativos que representa mais de 340.000 médicos dentistas na Europa, através de 32 ordens e câmaras profissionais nacionais de 30 países europeus.