O Estatuto da OMD estabelece que as áreas de ortodontia, cirurgia oral, odontopediatria, periodontologia, medicina dentária hospitalar, endodontia, prostodontia e saúde pública oral são especialidades exclusivamente atribuídas pela Ordem e sujeitas a reserva de lei.

Após a conclusão do processo especial de implementação das especialidades de cirurgia oral, odontopediatria e periodontologia (que se juntam à de ortodontia), a Ordem prepara-se para regulamentar as restantes. Nesse sentido, em outubro, enviou aos médicos dentistas um inquérito para aferir quais as áreas que deverão ser prioritárias nos próximos desenvolvimentos regulamentares.

Com 2.507 respostas, a consulta à classe permitiu concluir que a endodontia surge no topo das preferências, com 63% das respostas, seguindo-se a prostodontia (49%), a medicina dentária hospitalar (41%) e a saúde pública oral (32%). Cada médico dentista pôde escolher até duas especialidades.

O processo de implementação das novas especialidades da medicina dentária arrancou em 2011 e deu lugar aos primeiros especialistas titulados em cirurgia oral, periodontologia e odontopediatria. O sucesso deste projeto leva a OMD a dar continuidade à criação de todos os colégios previstos no Estatuto e a regulamentar o procedimento especial, e igualmente transitório, de acesso às restantes especialidades.