“Especificamente neste congresso, entendemos sempre ir um bocadinho mais além do que tem sido normal”, assegurou o presidente da Comissão Científica da OMD, Ricardo Faria e Almeida, à Saúde+. Ir mais além, explicou, “foi falar de temas que têm a ver com a saúde sistémica, ou seja, a saúde geral e a sua relação com a saúde oral”.

 

Do programa científico, o responsável destacou ainda a abordagem das competências setoriais em medicina dentária, uma sessão que integrou o ciclo de conferências Na Ordem do Dia. Isto porque “cada vez mais também sentimos que há outras áreas que estão muito próximas da medicina dentária e que nos interessa debater, conhecer”.

A presidente da Comissão Organizadora, Sofia Arantes e Oliveira, destacou ainda o facto de existirem “tantas vertentes dentro do congresso”, que proporcionam uma “imersão na medicina dentária”. Realçou a inclusão da componente saúde oral – saúde geral, uma adaptação à evolução da profissão, e os temas relacionados com o “minimamente invasivo”.

Questionado quanto às vantagens de aliar congresso e feira comercial, Pedro Pires, coordenador da Expodentária Portugal, referiu que “se tivermos um programa científico de muito valor, temos muitos médicos dentistas e estudantes de medicina dentária interessados nos produtos que estão expostos na feira”, o que traz vantagens para todos.

Em 2020, o evento regressa ao Porto. Patrícia Manarte Monteiro, presidente da Comissão Organizadora do 29º Congresso, adiantou que a equipa vai “tentar enquadrar um trilho de qualidade de vida no âmbito da formação científica”, não desvendando para já as novidades que estão em preparação.

Ricardo Faria e Almeida, médico dentista, presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas.
Sofia Arantes e Oliveira, médica dentista, presidente da Comissão Organizadora do 28º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.
Pedro Pires, médico dentista, coordenador da Expodentária.
Patrícia Manarte Monteiro, médica dentista, presidente da Comissão Organizadora do 29º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.