“Não podemos esquecer que a instituição militar, em especial o Exército, tem uma carreia própria de medicina dentária, que bem podia servir de inspiração à sociedade civil e ao Estado português”, lembrou o bastonário da OMD na cerimónia de abertura do 28º Congresso da OMD.

Por isso, este ano, o programa do encontro anual de medicina dentária deu voz aos militares. Não só através da organização de uma sessão dedicada à “Medicina dentária militar, no Exército, na Força Aérea e na Marinha”, mas também da realização de uma exposição que esteve patente na Expodentária durante os três dias do evento.

 

Na conferência, que integrou o ciclo de encontros Na Ordem do Dia, a tenente-coronel Maria dos Remédios Peixoto (Exército – HFAR, Pólo do Porto), a capitão Ana Barata Martins (Força Aérea – Estado Maior General das Forças Armadas) e a primeira-tenente Ana Catarina Nunes (Marinha – Base Naval do Alfeite) falaram sobre o dia-a-dia de um médico dentista nos vários ramos militares e as diferenças entre exercer neste contexto e no civil.

A sessão foi moderada pelo contra-almirante José Manuel Jesus Silva, diretor de Saúde Militar.

De 14 a 16 de novembro, a Expodentária acolheu a exposição de medicina dentária militar, uma iniciativa resultante da parceria com o Museu Militar de Elvas, por ocasião dos 100 anos de medicina dentária militar. Entre as várias peças presentes na mostra, foi apresentada, por exemplo, uma cadeira fabricada em Londres, nos anos 20, desmontável, que podia ser levada para a frente de combate da Primeira Guerra Mundial, permitindo aos médicos dentistas tratar os militares no terreno.

Exposição sobre medicina dentária militar no recinto da Expodentária.