Orlando Monteiro da Silva é o entrevistado da 8ª edição da Visão Saúde, que coloca a medicina dentária como tema de destaque deste número.

O bastonário da OMD considera “inaceitável” que grande parte da população não tenha acesso aos cuidados de saúde oral e fala da importância do SNS nesta matéria. Afirma que a profissão está “no SNS, mas não com a “veste” adequada” e relembra que há uma carreira “especial, com conteúdo, progressões, níveis definidos” que está a “marinar” no Ministério das Finanças e pela qual a Ordem tem lutado.

Acrescenta que a medicina dentária está essencialmente no setor privado e alerta para as várias dificuldades: “as despesas de um consultório, a má regulação, as taxas, a burocracia excessiva, a carga fiscal são verdadeiramente penalizantes para os médicos dentistas e refletem-se no consumidor”.

Nesta entrevista, o responsável aborda ainda as preocupações da OMD quanto aos branqueamentos dentários, os seguros de saúde e esclarece a forma como a ERS contabiliza os “estabelecimentos” de medicina dentária.

Consulte a entrevista da Visão Saúde na íntegra (pdf).