O processo de implementação das novas especialidades da medicina dentária foi iniciado com sucesso pela Ordem dos Médicos Dentistas identificando-se os primeiros especialistas titulados nas seguintes áreas de especialidade: cirurgia oral, periodontologia e odontopediatria.

Estão assim criados os primeiros colégios compostos pelas comunidades iniciais de especialistas nas respetivas áreas.

Está em curso a correspondente regulamentação do processo-regra de acesso para estas três especialidades.

Contudo, é importante dar continuidade à edificação de todos os colégios previstos estatutariamente, sobretudo , regulamentando o procedimento especial e igualmente transitório de acesso às restantes especialidades criadas por lei através do Estatuto da OMD.

O passado recente revelou os benefícios do percurso adotado em prol dos profissionais e acrescentou mais valias importantes, essenciais por terem criado perspetivas muito relevantes naquele que deve ser o contínuo aperfeiçoamento do ato de titulação profissional pela Ordem.

Em conformidade com o n.º 1 do artigo 37.º do Estatuto da Ordem dos Médicos Dentistas são especialidades da OMD, sujeitas a reserva de lei e exclusivamente atribuídas pela Ordem, as seguintes áreas de atividade: ortodontia, cirurgia oral, odontopediatria, periodontologia, medicina dentária hospitalar, endodontia, prostodontia e saúde pública oral.

No sentido de ir ao encontro das expectativas de todos os médicos dentistas nesta permanente afirmação da profissão como garante primeira da prestação de cuidados de saúde oral em Portugal, convoca-se a classe a apreciar as áreas de especialidade que deverão merecer prioridade nos próximos desenvolvimentos regulamentares, neste âmbito, por parte da Ordem.

Assim, a 25 de outubro de 2019, os médicos dentistas vão receber por email um inquérito consulta sobre este tema.

Cumpre agradecer a generosa contribuição de ideias dos colegas e solicitar novamente o valioso contributo de todos, para o que bastará preencher este pequeno inquérito que pretende acolher as prioridades atribuídas pela classe às diferentes áreas disponíveis para titulação profissional.