Na próxima segunda-feira, 16 de setembro, arranca a 7ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço. A campanha, intitulada “Make Sense!”, estende-se até 20 de setembro e destina-se a consciencializar, educar e alertar os doentes, profissionais de saúde (HCPs) e entidades oficiais sobre o risco, fatores e prevenção de uma doença que mata três portugueses por dia.

Esta patologia agrupa o cancro da laringe, o cancro da cavidade oral, cancro da língua, cancro da orofaringe, cancro das glândulas salivares, cancro da hipofaringe e das fossas nasais. O cancro oral é o mais comum. Os médicos dentistas, pelo contacto regular com os seus pacientes, encontram-se numa posição privilegiada para contribuir no rastreio precoce e prevenção da doença e no encaminhamento do doente que possa estar em risco.

Organizada pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) e pela Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral (ASADOCORAL), a iniciativa prevê um conjunto de ações, desde rastreios a lançamentos de livros e vídeos de sensibilização para a prevenção da doença e educação da população para hábitos saudáveis.

A ministra da Saúde, Marta Temido, participa na sessão de abertura da “Make Sense!”, no dia 16 de setembro, que conta também com as intervenções da presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, Ana Castro, e do médico dentista Filipe Freitas, em representação da Ordem dos Médicos Dentistas. Segue-se uma ação de rastreios no Cais do Sodré (Rua Cintura do Porto de Lisboa), entre as 9h35 e as 18h30.

Destaque para o lançamento a 17 de setembro (Fnac Colombo, Lisboa, às 21h00) do livro “Sonhos que Ajudam” escrito por Sara Neves, uma doente de cancro da cavidade oral, juntamente com Simone Fernandes, nutricionista, e no dia 18 do vídeo “Futebol com pés…e cabeça!”, com testemunhos positivos que refletem o impacto que a atividade física pode ter no dia-a-dia. Está igualmente agendada uma ação educativa infanto-juvenil destinada à prevenção e higiene oral.

Sob o mote “O teu lugar esteve sempre aqui”, no dia 19 é lançado um vídeo de apoio ao emprego. Este é o ponto de partida de um conjunto de ações que o GECCP vai desenvolver ao longo do ano com diversas confederações para promover o apoio laboral.

A campanha termina no Porto, a 20 de setembro, com ação de rastreios à população, na estação de metro da Trindade (das 9h às 18h30).

De acordo com a organização, “as iniciativas enquadram-se na campanha europeia, “The Make Sense Campaign”, realizada pela European Head and Neck Society (EHNS), na qual estão envolvidos países como Espanha, Itália, Alemanha, França, Inglaterra e Portugal”.

A ação decorre igualmente nas redes sociais. Na página de Instagram da campanha (www.instagram.com/makesenseportugal/?hl=pt) estão a ser divulgadas situações do quotidiano destes doentes, assim como no Facebook do GECCP (www.facebook.com/cancrodecabecaepescoco/).