Barry Dolman, presidente da Ordem dos Médicos Dentistas do Quebec, está à frente da ISDR – Sociedade Internacional de Reguladores de Medicina Dentária e é uma voz ativa no plano da regulação. Em entrevista à Revista da OMD, faz uma análise da profissão na era da tecnologia e de uma sociedade em constante mudança.

Fatores que, na sua opinião, colocam a “procura de informação instantânea no “Dr. Google”” como um fator que “complica a tomada de decisões que anteriormente eram baseadas em juízos de valor sólidos e em informação comprovada”.

Nota que “a avaliação entre pares é reduzida” e, por isso, considera que “como reguladores, precisamos mesmo de trabalhar com modelos disruptivos, de modo a maximizar a proteção e a educação do público”.

ROMD – Como presidente da Ordem dos Médicos Dentistas do Quebec e Presidente da ISDR – Sociedade Internacional de Reguladores de Medicina Dentária (International Society of Dental Regulators), quais são os desafios e diferenças que encontra no exercício de cada função?

BD – A prioridade máxima de uma reguladora profissional é garantir a segurança pública, através de inspeções profissionais e de queixas disciplinares. Apesar de não estar em letra de lei, a missão da Ordem é manter a qualidade dos serviços de saúde oral, através do cumprimento de elevados padrões no exercício da profissão e na conduta ética, e promover a saúde oral de todos os quebequenses.

O papel de qualquer organismo internacional é recolher informação de entidades similares e díspares, com o objetivo de partilhar e desenvolver competências para a implementação das definições atrás mencionadas nas diversas populações demográficas que servem.

O maior desafio, em todos os casos, é de facto as grandes prioridades governamentais que, independentemente dos países, seguem frequentemente uma agenda política.

Na regulação internacional é tanto mais complicado, pois existem associações que representam a profissão de médico dentista, mas que não têm a competência de regulador público da profissão, e até mesmo países onde não existe qualquer tipo de regulação.

É difícil articular políticas que são, por um lado, cientificamente evidentes em algumas jurisdições e, por outro, imaginar a adoção destas mesmas políticas em zonas com pouca regulação ou recursos.

ROMD – Qual é a realidade da profissão de médico dentista no Quebec? Na era das redes sociais, considera ser difícil para os pacientes distinguirem fake news e informação real?

BD – Estamos perante uma situação que muitos descrevem como o “faroeste”. Até mesmo nas sociedades mais avançadas, a natureza da regulação e a implementação de legislação não consegue acompanhar o passo crescente da tecnologia.

As novas realidades dos médicos dentistas recém-licenciados de hoje, menos empresariais, mais focados no modo de vida, levam à procura de ajuda nos seus pares ao invés dos recursos padrão.

A avaliação entre pares é reduzida e a procura de informação instantânea no “Dr. Google” complica a tomada de decisões que anteriormente eram baseadas em juízos de valor sólidos e em informação comprovada.

ROMD – À semelhança de Portugal, verifica-se no Canadá o declínio da prática “a solo” e a crescente entrada de grupos económicos na medicina dentária? Têm dificuldade em punir os chamados “corporate dentistry”?

BD – Os novos modelos são uma realidade. Temos de aprender a adaptar-nos e educar, pois se ainda acreditamos que conseguimos travar o tsunami de inovação disruptiva, que no final é conduzido pela procura, estamos a enganar-nos. Mesmo que acreditemos em lojas tradicionais, táxis e hotéis, a Amazon, Uber, Airbnb e a filiação de medicina dentária corporativa e o autotratamento não vão desaparecer.

Como reguladores, precisamos mesmo de trabalhar com modelos disruptivos, de modo a maximizar a proteção e a educação do público. Pois, o castigo não é uma solução viável, a não ser que a verdadeira segurança pública seja demonstrada, em vez de promover o protecionismo, que não é de todo o nosso papel.

Dr. Barry Dolman (CNW Group/Ordre des dentistes du Québec)

ROMD – A Ordem dos Médicos Dentistas do Quebec tem tido sucesso no lobby junto do poder político, em matéria de segurança do doente? Quais são os pontos-chave para alcançar este objetivo?

BD – Networking e conseguir deslindar a burocracia é essencial. Oito anos de reuniões estatutárias resultaram finalmente no reconhecimento por parte do Governo da necessidade de cuidados de saúde oral para todos os cidadãos em lares e residências seniores estatais. Crianças com problemas dentários provocados por tratamentos oncológicos terão acesso a cuidados de saúde oral para o resto das suas vidas.

Os médicos dentistas conseguem finalmente aceder aos registos médicos eletrónicos. Estas são três das medidas mais recentes que temos vindo a defender. Estamos presentemente a solicitar o que designamos como “Tratamento dentário devido a situações clínicas” (extrações em caso de infeções agudas que possam comprometer o início ou apoio de condições médicas…transplantes, intervenções cardíacas, etc.)

ROMD – Quem atua em matéria de regulação de práticas publicitárias no Canadá? Existem autoridades administrativas independentes ou são as associações públicas profissionais?

BD – No Canadá não existe nem um sistema regulatório universal, nem para as diversas profissões, sendo que a Saúde está sob jurisdição estatal ou regional. A Ordem dos Médicos Dentistas do Québec tem competência regulatória, mas terá de merecer aprovação legal, um processo que é frequentemente longo e complexo.

Estamos atualmente a aguardar resposta relativamente a propostas que foram submetidas que, entre outras coisas, propõem medidas para impedir que médicos dentistas possam autorretratar-se como tendo mais competências do que aquelas que realmente têm, ao publicitar diplomas de cursos ministrados pela indústria ou por terceiros, causando confusão no público em geral.

Entrevista originalmente publicada na Revista da OMD nº 42, de julho de 2019.