O Porto recebeu a 26 de setembro uma sessão de formação e esclarecimento no âmbito da Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel), na qual foram abordados temas sobre a adesão e registo à PEM Móvel, a autenticação e utilização da Chave Móvel Digital (CMD) e a utilização da aplicação.

A ação decorreu no Hotel Crowne Plaza Porto e foi organizada pela Ordem dos Médicos Dentistas, juntamente com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A sessão foi apresentada por Laredo de Sousa, membro do Conselho Diretivo da OMD, e conduzida por Celina Costa Leite, gestora de projetos da Direção de Sistemas de Informação (Gestão do Medicamento e Dispositivos Médicos) dos SPMS. O presidente do Conselho de Administração dos SPMS, Henrique Martins, encerrou a sessão.

O responsável da OMD congratulou os SPMS pelo “desenvolvimento desta app móvel, gratuita, que é muito útil para os médicos dentistas”. Lembrou que o PEM Móvel “permite a prescrição de uma forma ágil e simples, em qualquer lugar, a qualquer hora, na medida em que a maioria dos colegas possui um smartphone”. “Poderá ser encarada como um complemento à Prescrição Eletrónica Médica, na medida em que permite uma maior mobilidade, não havendo necessidade de recorrer ao computador ou à validação através do Cartão de Cidadão e respetivo leitor”, acrescentou.

A sessão conjunta da OMD e SPMS foi “bastante esclarecedora e instrutiva para a otimização da utilização desta app”, explicou Laredo de Sousa, que adiantou que “os associados que não tiveram oportunidade de assistir ao encontro ficará disponível na área privada da página eletrónica para todos os associados”.

A PEM Móvel tem como objetivo a execução de serviços de validação e registo da prescrição em modo online, garantindo a emissão de receitas no formato Receita Sem Papel, totalmente desmaterializada, sendo a informação da mesma disponibilizada ao utente através de um e-mail e/ou SMS.

Esta aplicação móvel de prescrição de medicamentos é uma alternativa para os médicos dentistas, que vem colmatar erros associados aos cartões e certificados utilizados para autenticação forte e assinatura digital, bem como permitir a emissão de receita sem papel por profissionais de nacionalidade estrangeira, até aqui impossibilitados de utilizar a prescrição desmaterializada.

Aceda à página com o vídeo da sessão de esclarecimento PEM Móvel (reservado a médicos dentistas).

 

Celina Costa Leite, gestora de projetos da Direção de Sistemas de Informação (Gestão do Medicamento e Dispositivos Médicos) dos SPMS, e Laredo de Sousa, membro do Conselho Diretivo da OMD.
Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração dos SPMS.