O trabalho “The influence of a Laser modified Zirconia implant surface on human osteoblasts in vitro behaviour” foi distinguido no Congresso Anual da Divisão Europeia (CED) da International Association for Dental Research (IADR), que decorreu entre 19 e 21 de setembro, em Madrid.

A investigação, apresentada pela médica dentista Beatriz Fernandes, obteve o 1º lugar no “Junior Robert Frank Award 2019”. Foi desenvolvida no laboratório de cultura celular LIB-Phys UID-4559 FCT Unit, do Grupo de Investigação em Biologia e Bioquímica Oral (GIBBO), da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), sob a coordenação dos professores António Mata e João Caramês e com a colaboração da equipa do professor Filipe Silva, da Universidade do Minho.

A investigação premiada contou ainda com a participação dos investigadores Mariana Cruz, Óscar Carvalho, Sara Madeira e Joana Marques. O trabalho faz parte de um projeto multicêntrico, financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia, que tem como finalidade o desenvolvimento e estudo de novas superfícies de implantes dentários.

O prémio “Junior Robert Frank Award” distingue anualmente jovens investigadores a nível europeu que fazem investigação nas ciências básicas e clínicas de medicina dentária.