O ADA FDI World Dental Congress reuniu, entre 4 e 8 de setembro, em São Francisco (EUA), participantes e expositores de todo o mundo, que assistiram a cursos, conferências e workshops sobre temas relacionados com higiene oral, medicina oral, pediatria, patologia, restauração, cariologia e oclusão.

Pela primeira vez, e após mais de 20 anos de parceria, Federação Dentária Internacional (FDI) e a Associação Americana de Medicina Dentária (ADA) fundiram as suas reuniões num único congresso e o resultado foi uma afluência de mais de 30 mil pessoas. Como é habitual, durante o evento decorreu a Assembleia-Geral da FDI, onde teve lugar a tomada de posse do novo presidente, o italiano Gerhard Seeberger e a eleição de alguns membros que compõem os corpos dirigentes. Pela primeira vez na história da instituição foi eleita uma mulher do continente africano para presidente, a professora Ihsane Ben Yahya (Marrocos), que desempenhará o cargo de presidente-eleito da FDI durante dois anos, assumindo depois a presidência. O americano Greg Chadwick é o novo tesoureiro. O conselho diretivo é constituído por 10 elementos e viu serem eleitas para um primeiro mandato de três anos Carol Gomez Summerhays (USA) e Nahawand Thabet (Egipto). Nikolai Sharkov (Bulgária) foi reeleito para o segundo e último mandato de três anos . Fazem também parte do conselho Li Jin (Hong Kong), Maria Fernanda Atuesta (Colombia), Eduardo Cavallé (Itália), Ashok Doble (India), Takashi Inuoe (Japão), Yong Su Park (Coreia do Sul) e Paulo Melo (Portugal).

A FDI aprovou ainda oito novas declarações políticas: “Acesso à Saúde Oral entre as Populações Vulneráveis e Desfavorecidas”; “Administração de Antibióticos em Medicina Dentária”; “Lesões de Cárie e Primeiro Tratamento Restaurador”; “Educação Contínua Via eLearning”; “Recrutamento Internacional Ético de Profissionais de Saúde Oral”; “Prevenção e Controlo de Infeções na Prática Clínica”; “Má-oclusão em Ortodontia e Saúde Oral”; e “Reparação de Restaurações”. Os documentos estão disponíveis em www.fdiworlddental.org.

OMD no Fórum Mundial

A edição de 2019 do ADA FDI World Dental Congress apresentou-se com um programa eclético e diversificado. Houve lugar para um encontro sobre liderança feminina na medicina dentária, uma reunião entre jovens médicos dentistas e eventos de networking, dando aos participantes a possibilidade de interagir e aprender com outros colegas.

Decorreu também o Fórum Mundial de Saúde Oral, no qual a OMD foi convidada a participar com o tema “Integrar o médico dentista nos cuidados de saúde primários – O exemplo português”. O encontro abordou a “Cobertura Universal de Saúde: o bom, o mau e o necessário para a saúde oral” e o bastonário Orlando Monteiro da Silva falou do percurso dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde, do estatuto profissional e da necessidade de implementar uma carreira de medicina dentária no SNS.

O próximo FDI World Dental Congress será organizado em conjunto com a Associação Chinesa de Estomatologia, em Xangai, e terá lugar de 1 a 4 de setembro de 2020.