A newsletter dos Profissionais de Saúde Transfronteiriços (Healthcare Professionals Crossing Borders – HPCB) – uma parceria informal de reguladores de profissionais de saúde da Europa, que trabalham de forma colaborativa em várias questões regulatórias – dá relevo ao encontro da Federação Europeia dos Reguladores da Medicina Dentária (FEDCAR), que aconteceu em maio, no Porto.

Orlando Monteiro da Silva, presidente da FEDCAR e bastonário da OMD, fala da declaração que foi elaborada durante o encontro e aprovada por unanimidade, na qual os reguladores pedem à União Europeia que os grupos económicos possam ter fiscalização ética tal com os profissionais individuais.

Neste artigo, o responsável relata a dificuldade de tratar de forma igual os coletivos e os individuais, cujas consequências recaem maioritariamente nos profissionais de saúde e nos seus doentes e não nas entidades comerciais. Consulte a intervenção na íntegra na página 10 da newsletter da Healthcare Professionals Crossing Borders – HPCB (pdf).

Na página 11, Cédric Grolleau, diretor executivo da FEDCAR, deixa o seu testemunho sobre o reconhecimento automático das qualificações profissionais e da área da educação europeia.

O objetivo da HPCB passa por contribuir para a segurança dos pacientes na Europa, através de uma efetiva colaboração regulatória, no contexto dos cuidados de saúde transfronteiriços e da livre circulação de profissionais.

Nesta edição de verão, o grupo destaca as eleições para o Parlamento Europeu e a regulação dos profissionais de saúde a nível mundial.