A pedido da OMD, o secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, recebeu o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e o representante da região autónoma no Conselho Diretivo da Ordem, Gil Fernandes Alves.

Na reunião, que decorreu na Secretaria Regional da Saúde, foi abordada a implementação de uma carreira especial de medicina dentária na Região Autónoma da Madeira. A OMD apresentou a Pedro Barros as bases da carreira já aprovada pelo Ministério da Saúde para o continente, que aguarda há quase dois anos homologação por parte do Ministério das Finanças.

Na sequência do encontro, o Secretário Regional da Saúde anunciou “a criação de um grupo de trabalho, composto por elementos do SESARAM (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E.) e da Ordem dos Médicos Dentistas, visando dar forma a um decreto legislativo regional, a apresentar na Assembleia, e que irá criar a carreira daquele grupo profissional na área da Saúde” no Serviço Regional de Saúde (SRS).

Orlando Monteiro da Silva comentou que “esta iniciativa tem duas virtudes, a de enquadrar devidamente os colegas a exercer na região, por um lado, e servir de exemplo para o continente, por outro”.

Gil Fernandes Alves, por seu lado, afirmou que a aprovação da Carreira Especial de Medicina Dentária na RAM permitirá o enquadramento legal dos 12 médicos dentistas que no momento exercem nos centros de saúde da RAM e no Hospital Central do Funchal, facultando-lhes a possibilidade de progressão na mesma.

O representante da RAM no Conselho Diretivo da Ordem notou que, desde 1992, os médicos dentistas estão a prestar serviço público ao SRS da Madeira, com diversos tipos de contratos de trabalho nos centros de saúde e, desde 2009, no hospital. Destacou ainda o facto de a aprovação e implementação da carreira especial não constituir encargos financeiros para o Governo regional.

 

*Na foto (ARQUIVO)

(esq. para a dir.) Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, Gil Fernandes Alves, representante da RAM no Conselho Diretivo da OMD, Pedro Ramos, secretário regional da Saúde