Em declarações ao matutino, o bastonário da OMD aponta novamente para a realidade preocupante de médicos dentistas e utentes: o crescimento das unidades de medicina dentária, algumas pertencentes a grandes grupos empresariais, que prometem intervenções a “preço de saldo”.

A edição de hoje, 18 de junho, do Jornal de Notícias faz as contas e, contabilizando as licenças emitidas pela ERS entre 2016 e 2018, foram autorizados 1968 clínicas, num total de 6514 que estão atualmente a funcionar. Segundo o JN, “em três anos, as licenças atribuídas correspondem a 30% do universo total”. Resultado da falta de atuação da ERS, critica a OMD.

Acresce, a “publicidade enganosa”, de “tratamentos gratuitos”, de “procedimentos e técnicas classificados como ‘inovadores’, que são efetuados, de forma geral, por todos os médicos dentistas e que de inovadores nada têm”, com “promessas de resultados que não podem ser cumpridas e garantias de tratamentos que não podem ser dadas”.

Ao JN, Orlando Monteiro da Silva diz temer pela saúde dos doentes e recomenda aos “consumidores a desconfiar do que é gratuito”. E a aconselharem- se junto dos médicos dentistas que estão em condições de proporcionar a informação adequada sobre este tipo de situações. Conselhos igualmente destacados pelo diretor do JN, Domingos de Andrade, na revista de imprensa à RTP3, aos quais acrescenta, com base na reportagem do jornal, “a ter cuidado com a banalização dos aparelhos para correção dos dentes, com as técnicas de branqueamento, dos implantes, das estéticas a preço de saldo, etc.”. O jornalista relembra que “temos dos índices europeus mais baixos de saúde oral” e que a Ordem dos Médicos Dentistas refere “ter feito consecutivas queixas na ERS, até aqui sem grande efeito”.

A referida reportagem do Jornal de Notícias pode ser consultada aqui (PDF).

Recorde-se que, ao longo dos anos, por inúmeras vezes a OMD apresentou diversas queixas junto das entidades competentes, relatando estas situações. Reveja alguns desses casos:

 

Reveja as declarações do bastonário da OMD à SIC:

 

Revista de imprensa

Correio da Manhã

SIC Notícias online

TVI24

Antena 1

TSF online

Observador online

Rádio Comercial

Saúde oral online