O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) partilhou com os seus membros a recente publicação da ONG britânica Victim Focus, que se destina a todos os médicos dentistas. O guia ensina estes profissionais a lidar com pacientes com histórico de traumas e abusos sexuais, informando-os sobre as respostas e atitudes mais comuns que estes doentes apresentam.

O documento dá dicas, conselhos e sugestões sobre como abordar e conversar com estes pacientes no contexto do consultório de medicina dentária. O guia aborda os diferentes estágios em que o paciente se encontra e ajuda o médico dentista a identificar comportamentos que possam indiciar algum trauma que esteja a ser vivido.

Respondendo ao apelo do CED para partilha desta informação, a Ordem dos Médicos Dentistas disponibiliza aos seus associados a publicação “Apoiar pacientes com historial de abuso sexual e traumas – Um guia para profissionais de medicina dentária” (pdf em inglês).

Além do guia, a associação criou pósteres para download gratuito, com o intuito de que os profissionais de saúde oral coloquem a informação nas salas de espera ou ofereçam aos seus pacientes durante a consulta.

A VictimFocus é uma organização independente, criada por Jessica Eaton em 2016, especializada no apoio psicológico a vítimas de abuso, trauma e violência sexual. Para o verão, a ONG está a preparar o lançamento de uma plataforma global de e-learning e seminários online para profissionais e público em geral.