A assembleia-geral da FEDCAR – Federação Europeia dos Reguladores da Medicina Dentária decorre, amanhã, 10 de maio, no Palácio das Cardosas, no Porto.

Constituída por 22 instituições de vários países da Europa, a FEDCAR é presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas portuguesa, Orlando Monteiro da Silva.

A ministra da Saúde, Marta Temido, fará a intervenção de abertura dos trabalhos, a partir das 9h30 da manhã.

A assembleia-geral da FEDCAR reúne no Porto membros de reguladores oriundos de países como Espanha, Reino Unido, França, Itália, Irlanda, Bósnia Herzegovina, Suíça, Eslovénia, Malta ou Albânia. O presidente da Ordem dos Médicos Dentistas do Canadá também estará presente como observador.

Na agenda da reunião estão assuntos transversais à medicina dentária na Europa, nomeadamente a exploração de clínicas de saúde oral por grandes grupos económicos e fundos de investimento.

O presidente da FEDCAR, Orlando Monteiro da Silva, explica que “há duas questões que preocupam grandemente os reguladores da medicina dentária; a proliferação de clínicas detidas por investidores quase sempre sem ligação à medicina dentária, que procuram única e exclusivamente lucros rápidos e fáceis, e a publicidade enganosa, muitas vezes feita por estas clínicas, de tratamentos gratuitas e inovações inexistentes que servem apenas para enganar os doentes.

As ordens profissionais têm a supervisão e regulação dos profissionais, mas estas entidades escapam ao controlo das ordens. O que a FEDCAR exige é que todos estejam obrigados a cumprir as regras éticas e de proteção do consumidor a que os médicos dentistas individuais estão sujeitos”.

Na agenda da reunião estão ainda questões como as especialidades em medicina dentária e o processo de Bolonha, nomeadamente, os requerimentos mínimos para a vertente de formação clínica prática e a acreditação de alunos na Europa, entre outros temas.