Após reunião dos colegas que compõem as três comissões de implementação das regras gerais de acesso aos títulos de especialista, os nossos colegas médicos dentistas encontram-se atualmente a refletir questões essenciais adaptadas a cada realidade científica da respectiva especialidade.

Os trabalhos avançam na medida de ponderação sobre aspetos de princípio.

Eis alguns dos tópicos que estão em discussão interna atualmente: a prova de acesso à especialidade, a estruturação da mesma, os moldes da avaliação curricular, a apresentação de casos clínicos de acordo com características específicas, e bem assim os conteúdos programáticos obrigatórios da formação pós-graduada conducente à admissão de candidaturas.

Estes e outros temas estão na agenda dos trabalhos das comissões na prossecução de mais uma forte vertente da regulação da ordem dos médicos dentistas, para a profissão e pelos profissionais.

Em breve teremos resultados à disposição do contributo público de todos os médicos dentistas.

Este tem sido um caminho de cooperação e empenho dos colegas que desempenham a função que lhes está confiada.

É necessária a devida ponderação das diferenças entre as três áreas de especialidade da ordem dos médicos dentistas mas também saber harmonizar os pontos comuns. É no sentido deste equilíbrio que se avança.

Segue-se o circuito normativo habitual mas também pioneiro pela homologação governamental do mesmo.