O Dia Mundial da Saúde assinala-se a 7 de abril e a Direção-Geral da Saúde antecipou a data, ao organizar a 5 de abril em encontro para debater o tema escolhido este ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No debate sobre a “Cobertura Universal de Saúde”, a saúde oral também foi considerada, Paulo Ribeiro de Melo, em representação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e da Federação Dentária Internacional – FDI, fez uma intervenção sobre “a evolução que tem ocorrido e o que falta percorrer para que toda a população tenha acesso aos cuidados de saúde oral”.

O responsável falou da relação da saúde oral com a saúde geral e explicou porque “faz todo sentido que a saúde oral faça parte integrante da cobertura universal de saúde”. “Principalmente porque ajudará a melhorar os indicadores de saúde e a reduzir as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde”, constatou.

A ministra da Saúde, Marta Temido, encerrou o encontro e aproveitou para salientar que muitos portugueses ainda não conhecem os seus direitos em matéria de acesso a cuidados médicos, pelo que é a principal mensagem a transmitir no âmbito do Dia Mundial da Saúde.

A responsável insistiu também na necessidade de se “continuar a investir na literacia em saúde” e elogiou o trabalho e profissionalismo dos 128.445 trabalhadores do SNS.

No final da sessão, em declarações à imprensa, ressalvou que “a saúde é um direito humano, fundamental, e que as sociedades desenvolvidas não podem desistir de aprofundar a resposta a este direito essencial, que é uma resposta cada vez mais complexa”, porque há “necessidades assistenciais cada vez mais diversificadas e uma população felizmente cada vez mais exigente”.

Visualize ao vídeo do debate (Facebook) e consulte o programa do debate “Cobertura Universal de Saúde” (pdf)

Dia Mundial da Saúde

Assista em direto à sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, a decorrer no Auditório da Estufa Fria, em Lisboa. O tema de 2019 é dedicado à «Cobertura Universal de Saúde». #Saúde #SNS #DiaMundialdaSaúde #WorldHealthDay

Publicado por Serviço Nacional de Saúde em Sexta-feira, 5 de abril de 2019