O encontro, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, está agendado para 23 de março, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP).

Organizada pela UP, em parceria com a Convenção Nacional de Saúde e os subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da saúde, a conferência “O Sistema de Saúde para o Cidadão” vai reunir os principais intervenientes, decisores e representantes do setor em Portugal. As inscrições são gratuitas.

São três os grandes temas que serão alvo de reflexão e debate. O primeiro sobre “O Sistema de Saúde para o Cidadão”, a cargo de Manuel Pizarro, Alto-Comissário da Convenção Nacional de Saúde, que conta com a intervenção de representantes de unidades de saúde públicas e privadas, entre outros organismos. Teodora Cardoso, presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas, vai apresentar o tema “SNS: Novos Modelos de Financiamento para a Sustentabilidade”, seguindo-se um debate, no qual participará o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, na qualidade de presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais.

A terminar, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos e chairman da Convenção Nacional de Saúde, introduzirá o debate sobre a “Lei de Bases da Saúde: O consenso indispensável”, que vai juntar os representantes partidários dos cinco grupos parlamentares (BE, CDS, PCP, PS e PSD).

Destaque ainda para a sessão solene de abertura da conferência, na qual participarão o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Saúde, Marta Temido, o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. 

A abertura do encontro estará a cargo de Eurico Castro Alves, presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde e de Germano de Sousa, dos subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde. O médico José Fragata, vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa, encerrará o evento. 

Consulte o programa do debate (pdf) e aceda ao formulário e inscrição online (acesso externo).