Atualmente são seis os centros de saúde, com 11 gabinetes de medicina dentária, na Região Autónoma da Madeira (RAM). Porém, o Governo regional quer alargar a oferta e, ainda em 2019, mais unidades vão disponibilizar consultas de medicina dentária.

“Este ano, vamos ver se conseguimos colocar mais um médico dentista num ou dois centros de saúde para termos cada vez mais uma maior resposta”. O objetivo é que em 2020 todos os Centros de Saúde da RAM, no âmbito dos cuidados primários de saúde, tenham esta oferta.

A medida foi conhecida a 20 de março, data em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde Oral. O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, aproveitou a efeméride para realçar os progressos alcançados ao longo dos últimos anos, nomeadamente ao nível do envolvimento das escolas.

Referiu o Programa Regional de Saúde Oral, implementado em 2016, e o projeto “Madeira a Sorrir”, que engloba mais de 150 estabelecimentos de ensino, entre creches e escolas do 1º e 2º ciclo.

No âmbito do projeto, que envolve nove médicos dentistas e três higienistas, já foram realizadas cerca de sessões, que beneficiaram 14.277 crianças.

Prevenção, ensino da escovagem e literacia para a saúde oral são as matrizes orientadoras das ações desenvolvidas com os mais novos.

Abrir vídeo numa nova janela.