O Centro de Saúde Militar de Évora, antigo Hospital Militar, assinalou o Dia Mundial da Saúde Oral com a iniciativa Semana da Saúde Oral, entre os dias 18 e 22 de março de 2019.

Tratou-se de uma semana de abertura de portas à comunidade civil, procurando estreitar os laços de cooperação entre esta Unidade de Saúde Militar com a cidade e região em que se insere, dando a conhecer a sua atividade e as suas valências, mormente no domínio da saúde oral.

Neste âmbito, foram envolvidas diversas instituições de ensino, que ao longo dos dias participaram com os alunos do pré-escolar, de cinco e seis anos, num total de três centenas de crianças.

A atividade foi composta de:

  • Rastreio dentário;
  • Decoração in situ do “mural da saúde oral” com pintura desenho e colagem de elementos alusivos à temáticas da saúde oral;
  • Educação e instrução para de saúde e higiene oral;
  • Realização de uma ação coletiva de escovagem dentária com 150 crianças.

O Centro de Saúde Militar, procura desenvolver diversas iniciativas junto da comunidade, tem um serviço de medicina dentária com casuística e proficiência relevantes, verdadeiro paradigma de exercício público em medicina dentária.

A convite do Exército, Centro de Saúde Militar de Évora, através do major médico dentista Gil Leitão Borges, o bastonário assistiu a diversas atividades com cerca de 150 crianças.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara municipal de Évora, do diretor de Saúde do Exército, do diretor de Formação do Exército e do bispo das Forças Armadas.