O departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) utilizou os dados recolhidos pelo INSEF, realizado em 2015, para estudar os hábitos de higiene oral em Portugal. Neste estudo, conclui-se que 65% da população adulta (25-74 anos) escova os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, nomeadamente antes de dormir.

O documento compara estes hábitos com o contexto demográfico e socioeconómico e conclui que são os indivíduos com níveis de escolaridade mais elevados, a residir nas áreas urbanas e maioritariamente do sexo feminino (75,1% de mulheres vs 53,9% de homens) quem mais segue as recomendações da Direção-Geral da Saúde no que concerne a esta matéria.

O estudo realizado pelo INSA considera que a escovagem regular dos dentes, enquanto cuidado preventivo, é determinante para uma boa saúde oral e preservação da dentição. Fatores que “contribuem para a redução do risco de ocorrência de doenças orais mas, também, para a saúde geral e qualidade de vida” dos indivíduos.

O INSEF foi realizado pelo INSA, em colaboração com as cinco Administrações Regionais de Saúde de Portugal continental, com as duas Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e com o Instituto Norueguês de Saúde Pública. No inquérito participaram 4911 indivíduos, não institucionalizados, todos residentes em Portugal há mais de 12 meses, com capacidade para realizar uma entrevista em português e com idades entre os 25 e os 74 anos.

O artigo “Oral hygiene habits in Portugal: results from the first Health Examination Survey (INSEF 2015)” (endereço externo). A pesquisa foi publicada na revista Acta Odontologica Scandinavica e é da autoria de Joana Santos, Liliana Antunes, Sónia Namorado, Irina Kislaya, Ana João Santos, Ana Paula Rodrigues, Paula Braz, Vânia Gaio, Marta Barreto, Heidi Lyshol, Baltazar Nunes e Carlos Matias Dias.