Mais de 600 pessoas participaram na conferência “O Sistema de Saúde para o Cidadão”, organizada a 23 de março, pela Universidade do Porto (UP), em articulação com a Convenção Nacional da Saúde e os subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde.

O evento decorreu na Reitoria da Universidade do Porto e teve o Alto Patrocínio do Presidente da República. Aliás, Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente no encontro, onde aproveitou para afirmar vários pontos: “primeiro, é inquestionável quando se olha para a sociedade portuguesa uma expectativa quanto ao papel nuclear do SNS, segundo, a necessidade de, olhando para ele, o reajustar à realidade das mudanças da vida; terceiro, a complementaridade com outros setores que se integram no Sistema Nacional de Saúde. Nenhum deles é prescindível”.

Antes da intervenção do Presidente da República, usaram da palavra o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e a ministra da Saúde, Marta Temido.

Em discussão estiveram três grandes temas: “O Sistema de Saúde para o Cidadão”, “SNS: Novos Modelos de Financiamento para a Sustentabilidade” e “Lei de Bases da Saúde: O consenso indispensável”.

Teodora Cardoso, antiga presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas, introduziu o debate «SNS: Novos Modelos de Financiamento para a Sustentabilidade», no qual participou o bastonário da OMD, na qualidade de presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais.

Orlando Monteiro da Silva fez uma reflexão respondendo ao moderador sobre o papel dos setores público e privado e abordou o exemplo do cheque-dentista, a carreira de medicina dentária no SNS, bem como o papel das empresas de recrutamento.

 

A discussão foi moderada por Domingos de Andrade, diretor do Jornal de Notícias, e teve a participação de Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares; Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital de Braga; Manuel Lemos, presidente da União de Misericórdias Portuguesas; Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e Sónia Figueiredo, presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais.

Eurico Castro Alves, presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde e Germano de Sousa, dos subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde abriram a conferência, enquanto o encerramento ficou a cargo do médico José Fragata, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa.

A elevada adesão ao encontro, nomeadamente cívica, permitiu refletir sobre a razão de ser do SNS e o rumo a seguir.