O novo Centro de Saúde do Cadaval, em Lisboa, vai servir 13.200 utentes e é composto por nove gabinetes de consulta médica, um de saúde oral, três de enfermagem, duas salas de tratamento, seis gabinetes de trabalho e um ginásio. Foi inaugurado esta semana pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pela ministra da Saúde, Marta Temido. O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, esteve presente na cerimónia que assinala também a criação de mais unidade de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No seu discurso, Marta Temido afirmou que o processo de modernização das instalações “permite ganhos no trabalho dos profissionais e funcionalidade do serviço prestado à população”. Já o Primeiro-Ministro realçou que a saúde oral é uma das novas apostas do SNS.

O novo centro de saúde congrega várias áreas funcionais: uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, uma Unidade de Cuidados na Comunidade e uma Unidade de Saúde Pública.

A obra, que tem o nome do “pai” do SNS, António Arnaut, representa um investimento de 700 mil euros. A freguesia esperava por um novo centro de saúde há vários. Até aqui, a unidade estava instalada num edifício alugado pela Santa Casa da Misericórdia, que apresentava condições deficitárias.

Marta Temido, ministra da Saúde.
António Costa, primeiro-ministro.
Aristides Lourenço Sécio, presidente da Câmara Municipal do Cadaval.
António Martins, diretor executivo da ACES Oeste Sul.