António Costa reafirmou esta quarta-feira, no Parlamento, o compromisso do governo com a saúde oral. Durante o debate quinzenal sobre “Políticas Sociais”, o primeiro-ministro destacou a “experiência piloto com as primeiras consultas de saúde oral nos cuidados primários” e prometeu que todos os municípios vão ter pelo menos um centro de saúde com consultas de medicina dentária no próximo ano.

António Costa pretende que “até ao final do primeiro semestre deste ano, pelo menos três em cada dez municípios tenham no mínimo um consultório de medicina dentária em centros de saúde, que até ao final do ano esse número passe para seis em cada dez concelhos e que, no próximo ano, já todos os municípios estejam cobertos por esta nova resposta”.

Num debate em que a situação no sector da saúde ocupou grande parte das intervenções, o chefe do executivo defendeu uma nova Lei de Bases da Saúde, criticou as reivindicações dos enfermeiros e anunciou a aprovação em Conselho de Ministros de medidas para apoiar os cuidadores informais.

A situação na Venezuela e o combate à violência doméstica foram ainda assuntos levantados pelos deputados na interpelação ao primeiro-ministro.