A ministra da Saúde, Marta Temido, recebeu a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) a 9 de janeiro de 2019, numa audiência que teve como propósito enquadrar o atual estado da profissão e da saúde oral dos portugueses e deixar na agenda do Ministério as principais preocupações da OMD.

Na reunião, a comitiva da OMD aproveitou para apresentar em detalhe o mais recente, e amplamente divulgado pela comunicação social, Barómetro da Saúde Oral 2018, um estudo que avalia os principais indicadores dos hábitos, acesso, perceções e motivações da população portuguesa relacionados com a oferta de cuidados de saúde dentários.

Entre os temas debatidos, destaque para a prática privada da profissão, a inserção da medicina dentária no Serviço Nacional da Saúde e o programa “Saúde Oral para Todos”, no que concerne o envolvimento das autarquias.

Foi igualmente feito o ponto da situação quanto à criação da carreira especial de medicina dentária no SNS. Foi ainda reforçado que na atual prestação de serviços existem aspetos que devem ser monitorizados e alterados, indo ao encontros das necessidades dos médicos dentistas em exercício.

O possível alargamento do PNPSO (cheque-dentista) às crianças entre os dois e os seis anos, bem como a inclusão da prótese dentária no programa estiveram em cima da mesa de conversações, tal como o Projeto de Intervenção Precoce no Cancro Oral (PIPCO).

A OMD aproveitou para falar sobre as suas preocupações em matéria de formação dos recursos humanos, tendo para isso apresentado os Números da Ordem 2018 e o estudo sobre empregabilidade em medicina dentária, que será em breve apresentado. Foi ainda feito um ponto de situação relativamente aos cuidados de saúde oral prestados nas regiões autónomas.

No final da audiência, o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, adiantou conhecer “a Senhora Ministra de há muito tempo a esta parte. É alguém com preparação, com entusiasmo e pareceu-me entusiasta e disponível para as causas de medicina dentária e do acesso da população aos médicos dentistas”.

A OMD fez-se representar pelo bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, pelo vice-presidente do Conselho Diretivo, Pedro Pires, pelo presidente do Conselho Geral, Paulo Ribeiro de Melo e pela diretora do Departamento Jurídico da OMD, Filipa Carvalho Marques.