O Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas realizou uma reunião ordinária a 15 de dezembro de 2018, no Porto, para discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2019.

No âmbito das competências atribuídas pelo Estatuto da OMD, é da competência do Conselho Geral a discussão e aprovação das propostas de Plano de Atividades 2019 (requer autenticação) e Orçamento para 2019 (requer autenticação) elaboradas pelo Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.

Os trabalhos do Conselho Geral, que decorreram durante toda a manhã, foram orientados pela Mesa, através do seu presidente, Paulo Ribeiro de Melo, vice-presidente, Paulo Durão Maurício, e secretários Fernando Ferreira e Ana Augusta Costa.

O presidente do Conselho Diretivo, Orlando Monteiro da Silva, expôs de forma geral os pressupostos que levaram à apresentação dos dois documentos realçando alguns pontos do Plano de Atividades.

Resultante da aprofundada análise crítica dos membros do Conselho Geral aos documentos enviados pelo Conselho Diretivo seguiu-se uma sessão de discussão e esclarecimento das dúvidas existentes, tendo o presidente do Conselho Diretivo respondido de forma esclarecida e objetiva a todas as questões. Colocada à votação, o conselho geral aprovou por unanimidade o Plano de Atividades da OMD para 2019.

Para expor a proposta de Orçamento enviada pelo Conselho Diretivo e responder sobre este ponto às questões colocadas pelos membros do Conselho Geral esteve ainda presente o tesoureiro, Laredo de Sousa.

No final da apresentação do Orçamento para 2019, a presidente do Conselho Fiscal, Ana Cristina Mano Azul, leu o parecer positivo do órgão relativamente à proposta de orçamento apresentado pelo CD, tendo sido acompanhada pelos vogais do Conselho Fiscal, Nuno Mesquita Marques e Cristina Trigo Cabral, bem como do Revisor Oficial de Contas, Luís Pinheiro Torres.

Os membros do Conselho Geral solicitaram o esclarecimento das dúvidas existentes, tendo os representantes do Conselho Diretivo respondido de forma esclarecida a todas as questões.

No final, o Conselho Geral aprovou por unanimidade o Orçamento da OMD para 2019.