O auditório António de Almeida Santos, no Parlamento, foi pequeno para todos os que participaram na sessão de encerramento das comemorações dos 20 anos da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

A cerimónia marcou a aprovação da Lei n.º 82/98 que instituiu a OMD e contou com a presença de muitas personalidades que ao longo das últimas décadas acompanharam e contribuíram para a promoção da saúde oral e da profissão de médico dentista.

Na sessão de encerramento dos 20 anos da OMD houve lugar para recuar ainda mais no tempo e contar algumas das estórias que fazem a História da OMD e da medicina dentária em Portugal, como referiu o bastonário Orlando Monteiro da Silva no seu discurso na cerimónia “cada uma das pessoas que convidámos a dar um breve testemunho e usar da palavra nesta cerimónia, vêm apresentar-nos uma opinião, partilhar um contributo sobre a Ordem, sobre profissão e sobre a evolução da mesma”.

Algumas etapas da História da OMD foram resumidas pelo seu bastonário: “é uma história de conquistas, a conquista do reconhecimento, da credibilidade, da afirmação nacional e internacional, da promoção da acessibilidade a cuidados de medicina dentária, da formação contínua dos médicos dentistas, do envolvimento na saúde pública, nos Programas de Saúde Oral, da parceria virtuosa do setor público com a prática privada que constituiu o cheque dentista. É também uma história de mobilidade, pois de País destino de profissionais de outras partes do mundo. (…) É uma história também de integração, mais recente e a outro nível, nos serviços públicos, destinada a colmatar uma lacuna enorme desde a sua fundação do nosso SNS, a bem da saúde das populações, possibilitando a muitos portugueses ir ao dentista pela primeira vez…Em 2018. É uma história da introdução do Licenciamento das Clínicas e Consultórios, hoje mais de 5000 em todo o país, contribuindo decisivamente, ao contrário do augúrio de muitos, para a segurança nos tratamentos na visita ao médico dentista. É uma história de combate ao exercício ilegal da profissão que era uma autêntica praga até ao início do século”.

A cerimónia foi conduzida pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral da OMD, João Caramês e incluiu discursos da atual ministra da Saúde, Marta Temido e de dois antigos titulares da pasta, Maria de Belém Roseira e António Correia de Campos.

Marta Temido salientou a importância da saúde oral e prometeu continuar o trabalho que tem sido desenvolvido para integrar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde. A ministra fez ainda questão de deixar algumas palavras de apreço pelo papel exemplar da OMD e do seu bastonário, sempre ao serviço dos doentes e da saúde oral.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhou os ganhos em saúde oral desde que há dez anos foi criado o cheque-dentista, destacando os enormes progressos que Portugal conseguiu sobretudo ao nível das crianças.

José de Matos Rosa, presidente Comissão Parlamentar de Saúde, foi outro dos oradores bem como João Rui de Almeida, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde em 1998, que recordou a integração dos médicos dentistas brasileiros, um processo que muita polémica suscitou na altura e que está hoje completamente ultrapassado como provam as intervenções que fizeram Luiz Alberto Figueiredo Machado, embaixador do Brasil em Portugal, e Cassiano Scapini, membro do Conselho Geral da OMD e representante em 1998 dos profissionais brasileiros.

Cassiano Scapini recordou que “os cirurgiões dentistas que estavam em excesso no Brasil faziam falta em Portugal, que estava em franco desenvolvimento depois da entrada na Comunidade Europeia”. Hoje, os brasileiros são a maior comunidade estrangeira na OMD, entre as 40 existentes.

Pedro Pires, vice-presidente do Conselho Diretivo da OMD e membro dos órgãos sociais da OMD em 1998, e Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD e membro dos órgãos sociais da OMD em 1998, passaram em revista e enalteceram o muito que a OMD foi conquistando ao longo dos anos.

No final da cerimónia foram atribuídas as Medalhas de Ouro da OMD aos professores António Vasconcelos Tavares e António Felino distinguindo os seus percursos, excecionais na relevância de décadas ao serviço da profissão.

António Vasconcelos Tavares, médico estomatologista, integra atualmente o Conselho Superior da Ordem dos Médicos e é catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, onde foi diretor, pró-reitor e vice-reitor. Foi presidente da Associação Estomatológica Internacional entre 1996 e 2000; Foi Chief Dental Officer de Portugal (1996/2001); presidiu ao primeiro Conselho Ético e Profissional de Odontologia em 1999; foi presidente da Comissão Nacional de Avaliação dos Cirurgiões Dentistas Brasileiros, em representação do Ministro da Saúde e do Ministro da Educação e Ensino Superior (julho de 1999 a outubro de 2000). Foi, ainda, presidente do International College of Dentists entre 2008 e 2009.

António Felino, médico dentista, é professor catedrático na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, antigo subdirector da faculdade, Foi membro do Conselho Diretivo da Secção de medicina dentária da Ordem dos Médicos em 1981; foi o primeiro presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina a APMD de 1991 a 1993 e como tal primeiro responsável pela elaboração do primeiro código Ético e Deontológico dos médicos dentistas; foi presidente da Comissão Cientifica da APMD e da OMD de 1998 até 2009. Designado em 1999 presidente do Colégio de Especialidade de Cirurgia Oral e desde 2017 das Comissões Constitutivas da Especialidade de Cirurgia Oral da OMD; primeiro médico dentistas presidente do Conselho Científico de uma faculdade de medicina dentária das Universidades Portuguesas e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Na cerimónia foram ainda oferecidos a todos os participantes um exemplar do Livro dos 20 anos da OMD, que percorre a última década da instituição, à semelhança da edição sobre os 10 anos da Ordem, que tinha sido distribuída no congresso de 2008 e se encontra disponível no site da Ordem.

Consulte o álbum fotográfico da sessão no Facebook.

 

A sessão decorreu no Auditório António Almeida Santos da Assembleia da República.
João Caramês, presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (vídeo da intervenção).
O auditório encheu com médicos dentistas, deputados e representantes académicos, militares e profissionais.
José de Matos Rosa, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (vídeo da intervenção).
Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (vídeo da intervenção).
Maria de Belém Roseira, ministra da Saúde em 1998 (vídeo da intervenção).
João Rui de Almeida, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde em 1998 (vídeo da intervenção).
Pedro Pires, vice-presidente do Conselho Diretivo da OMD e membro dos órgãos sociais da OMD em 1998 (vídeo da intervenção).
Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD e membro dos órgãos sociais da OMD em 1998 (vídeo da intervenção).
Cassiano Scapini, membro do Conselho Geral da OMD. Em 1998, representante dos profissionais brasileiros (vídeo da intervenção).
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde (vídeo da intervenção).
Luiz Alberto Figueiredo Machado, embaixador do Brasil em Portugal (vídeo da intervenção).
António Correia de Campos, Medalha de Ouro da OMD e presidente do Conselho Económico e Social (vídeo da intervenção).
Marta Temido, ministra da Saúde (vídeo da intervenção).
Marta Temido, ministra da Saúde.
Bastonário entrega a António Vasconcelos Tavares a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas.
António Vasconcelos Tavares, Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas (vídeo da intervenção).
Bastonário entrega a António Felino a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas.
António Felino, Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas (vídeo da intervenção).
António Vasconcelos Tavares e António Felino, medalhas de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas.