A Convenção Nacional da Saúde (CNS) entregou ao Presidente da República a “Agenda da Saúde para a Década”, um documento que materializa um amplo debate e inúmeras propostas apresentadas num debate que juntou o setor da saúde a 7 e 8 de junho.

Este documento “representa o nosso contributo para o repto do Presidente da República, lançado há mais de dois anos, de construir um Pacto para a Saúde”, resume Eurico Castro Alves, presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde.

Em março de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “a saúde é um domínio em que eu penso que é fácil chegar a um consenso nacional”.

Em 2017, as ordens profissionais da saúde realizaram um encontro alargado para debater “O futuro do financiamento da Saúde em Portugal”. No final do ano passado, o Presidente da República insitiu que “este é um momento que pode não ser repetível, de alguma folga, para um debate sereno sobre o Sistema de Saúde” entre “dois grandes hemisférios que se dividem relativamente à saúde em Portugal”, quanto ao papel do Estado, das instituições particulares de solidariedade social e dos privados, e que devem tentar chegar a um compromisso.

Os agentes do setor da saúde, e os portugueses em geral, não podiam ficar indiferentes a este apelo.

A Ordem dos Médicos Dentistas é membro do Conselho Superior da Convenção Nacional da Saúde. No decorrer dos trabalhos, o bastonário defendeu que “é preciso assegurar a sustentabilidade do sistema no seu todo, público, privado e social”.

“À população não interessa se os cuidados de saúde são prestados pelo público, pelo privado ou pelo social. O que é necessário é que se tenha acesso a cuidados de saúde e que esses mesmos cuidados sejam prestados com qualidade. Por isso é preciso assegurar a sustentabilidade do Sistema no seu todo: público, privado e social”, salientou Orlando Monteiro da Silva.

Com a apresentação do documento “Agenda da Saúde para a Década, decorreu esta terça-feira, 11 de dezembro de 2018, Eurico Castro Alves entende que “chegou o momento de dar seguimento às conclusões enunciadas na Convenção Nacional da Saúde. O objetivo agora é acompanhar, regularmente, se as recomendações têm provimento junto dos decisores políticos e demais agentes da Saúde. A Convenção Nacional da Saúde tem uma prospetiva para a próxima década e, neste sentido, vamos continuar a procurar e alinhar pontos comuns, contribuindo para a definição de um novo rumo para a Saúde em Portugal”.

Consulte o documento “Agenda da Saúde para a Década” (pdf).

A Convenção Nacional da Saúde decorreu a 7 e 8 de junho de 2018 na Culturgest.