15 ordens profissionais debateram os desafios com que se debatem as profissões autorreguladas em Portugal. A jornalista da RTP Paula Rebelo moderou este debate inédito em Portugal.

O evento, designado “Mesa redonda: Ordens Profissionais”, decorreu a 9 de novembro de 2018, na Exponor, Porto, Portugal, no âmbito no 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.

O painel foi constituído por bastonários e representantes das ordens profissionais.

A maioria das ordens participantes integram o CNOP – Conselho Nacional das Ordens Profissionais, entidade representativa das profissões liberais regulamentadas, cujo exercício exige a inscrição em vigor, numa ordem profissional.

Foram discutidos os desafios decorrentes dos modelos regulatórios e do papel dos diferentes reguladores que impactam cada uma das profissões.

Foi debatida a formação de recursos humanos, do reconhecimento de qualificações, da legislação europeia e nacional, nomeadamente em termos concorrenciais, publicidade, qualidade dos serviços, mobilidade, em particular no contexto europeu.

Em destaque também esteve o impacto das tecnologias de informação e comunicação, os desafios da digitalização nestas profissões, o interesse público e o das corporações e dos investidores, assim como o sigilo profissional e da proteção de dados, de entre outros.

As ordens profissionais são associações profissionais de direito público e de reconhecida autonomia pela Constituição da República Portuguesa, criadas com o objetivo de promover a autorregulação e a descentralização administrativa, com respeito pelos princípios da harmonização e da transparência.

Estas instituições são criadas com vista à defesa e à salvaguarda do interesse público e dos direitos fundamentais dos cidadãos e, por outro lado, a autorregulação de profissões cujo exercício exige independência técnica.

Assista abaixo aos depoimentos iniciais de cada representante das ordens profissionais ou visualize a gravação da mesa redonda na integra.

Paula Rebelo, jornalista da RTP, moderou a mesa redonda que juntou 15 ordens profissionais para debater regulação das ordens profissionais.

 

 

Ordem dos Médicos Dentistas

Orlando Monteiro da Silva, médico dentista, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas e presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Engenheiros

Carlos Loureiro, engenheiro, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Arquitectos

Daniel Fortuna do Couto, arquiteto, vice-presidente da Ordem dos Arquitectos (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Nutricionistas

Graça Raimundo, nutricionista, da direção da Ordem dos Nutricionistas (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Psicólogos

Isabel Trindade, psicóloga, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Enfermeiros

João Paulo Carvalho, enfermeiro, presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Médicos

Alexandre Lourenço, médico, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Biólogos

Mónica Maia Mendes, bióloga, presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Biólogos (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Economistas

António Cunha, economista, presidente do Secretariado Regional de Delegação Regional Norte da Ordem dos Economistas (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Advogados

Rui Assis, advogado, vice-presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução

José Carlos Resende, solicitador, bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Despachantes Oficiais

Fernanda da Silva Araújo, despachante oficial, bastonária da Ordem dos Despachantes Oficiais (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Notários

Jorge Silva, notário, bastonário da Ordem dos Notários (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

Luísa Anacoreta Correia, revisor oficial de contas, presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (abrir vídeo numa nova janela)

 

Ordem dos Médicos Veterinários

Sónia Miranda, médica veterinária, tesoureira do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários (abrir vídeo numa nova janela)

 

Conselho Nacional das Ordens Profissionais

Filipa Carvalho Marques, advogada, presidente da Comissão Executiva do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (abrir vídeo numa nova janela)

 

IGAS – Inspeção Geral das Atividades em Saúde

Leonor Furtado, inspetora-geral do IGAS – Inspeção Geral das Atividades em Saúde (abrir vídeo numa nova janela)

 

Gravação completa da mesa redonda

Gravação completa da mesa redonda “Ordens Profissionais”, realizada a 9 de novembro de 2018, na Exponor, Porto, Portugal, no âmbito no 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (abrir vídeo numa nova janela).

27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas – Porto (Exponor) – 8, 9 e 10 de novembro de 2018 – https://www.omd.pt