A decisão de atribuir a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) a estas três excecionais personalidades foi tomada por unanimidade pelo Conselho Diretivo da OMD, por proposta do bastonário Orlando Monteiro da Silva.

A Medalha de Ouro da OMD só pode ser atribuída a individualidades que, sendo ou não médico dentistas, tenham contribuído de forma relevante e inequívoca para o desenvolvimento da medicina dentária em Portugal, seja a nível técnico e científico, seja para a defesa da Saúde Pública, em plena concordância com os ideais que norteiam a ação da OMD.

As três Medalhas de Ouro vão ser entregues pelo Bastonário da OMD na Sessão de Encerramento das Comemorações dos 20 Anos da OMD, na Assembleia da República que vai ter lugar no dia 11 dezembro.

Os três galardoados vão estar presentes na sessão que vai contar com várias personalidades da política, que acompanharam o nascimento da OMD em 1998, e da medicina dentária.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, resume a decisão do Conselho Diretivo em distinguir estes três médicos dentistas “desde que se formaram os primeiros médicos dentistas em 1979 até aos dias de hoje, um longo caminho foi percorrido. Um caminho para o qual os três contribuíram, o professor Manuel Fontes de Carvalho foi um dos líderes mais destacados na profissão, desde a criação das então Escolas Superiores de Medicina Dentária, vindo a ser o primeiro bastonário da nossa Ordem aquando da sua criação. O professor António Vasconcelos Tavares, que através da Presidência do Conselho Ético e Profissional de Odontologia e da Comissão Nacional de Avaliação dos Cirurgiões Dentistas Brasileiros, só para dar dois exemplos, contribuiu decisivamente, numa perspetiva integradora, para a criação e afirmação nesses tempos da Ordem. O professor António Felino foi fundamental pela influência que colocou pelos seus relacionamentos para a criação da percursora da OMD, a APMD – Associação Portuguesa de Medicina Dentária, que ocupou desde sempre posições de destaque no associativismo profissional, desde a Direção da Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos em 1982, passando pela Presidência do Conselho Deontológico e de Disciplina, Comissão Científica e nos dias de hoje nas comissões da Especialidade de Cirurgia Oral”.

De salientar ainda que os três galardoados têm também percursos académicos, profissionais e pessoais de enorme relevância. Consulte o curriculum de Manuel Fontes de Carvalho (pdf), António Vasconcelos Tavares (pdf) e António Felino (pdf).

Atualização a 27 novembro 2018: Após o anúncio da atribuição das Medalhas de Ouro e depois de ter aceitado estar presente na cerimónia na Assembleia da República, para receber a Medalha de Ouro da Ordem, o colega Manuel Fontes de Carvalho comunicou à OMD recusar a distinção. Uma decisão que o Conselho Diretivo da OMD lamenta.

Ordem dos Médicos Dentistas
Visão Geral da Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.