Um total de 6.798 congressistas assistiu às dezenas de conferências e cursos “hands on” realizados nos três dias do evento.

A par do 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) decorreu, como é habitual, a Expodentária que registou mais de 5.000 visitantes por dia, num total superior a 15.000 visitantes nos três dias do congresso.

Esta edição da Expodentária contou com a presença de 139 expositores, distribuídos por 507 stands, numa área que ultrapassou os 10.000 metros quadrados. Dos 45.000 metros quadrados de área coberta da Exponor, o congresso da OMD e a Expodentária Portugal ocuparam cerca de 30.144 metros quadrados.

Na cerimónia de encerramento foram entregues os diplomas a 350 médicos dentistas que se inscreveram este ano na OMD.

Foi o culminar de uma reunião magna que festejou os 20 anos da OMD.

Pedro Pires, coordenador da Expodentária, salienta “que foi um ano absolutamente excecional, foi o maior congresso de sempre, nunca tivemos tantos participantes o que mostra que a nossa profissão está unida, motivada e determinada a enfrentar os muitos desafios da medicina dentária”.

Presente na cerimónia de abertura, a nova secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, reafirmou o compromisso do governo com esta área, garantido que “há um grande empenho na manutenção da saúde oral da população no contexto do SNS”.

Questionada na cerimónia pelo bastonário da OMD sobre a criação da carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde, Raquel Duarte, referiu, dirigindo-se diretamente aos médicos dentistas que “ não somos alheios quanto à vossa expectativa quanto à criação de uma carreira no SNS, quero deixar-vos a garantia de que o projeto do diploma para a criação de uma carreira na administração pública está a ser analisado, não está esquecido. Este Ministério mantém a firme convicção que é fundamental valorizar os profissionais de saúde, por isso contamos também com o vosso trabalho e empenho para que tenhamos cada vez mais médicos dentistas integrados no Programa de Promoção de Saúde Oral em todas as suas vertentes, no sentido de darem resposta às necessidades da população”.

João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, lê mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Filomena G. Salazar, presidente da Comissão Organizadora do 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

Maria de Belém Roseira, ministra da Saúde à data de criação da Ordem dos Médicos Dentistas, em 1998

David O’Flynn, presidente da FEDCAR – Federation of European Dental Competent Authorities and Regulators

Marco Landi, presidente do CED – Council of European Dentists

Gerhard Seeberger, presidente-eleito da FDI – Federação Dentária Internacional

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas

Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde

Gravação da cerimónia de abertura na integra

 

Assista a um vídeo resumo do primeiro dia de congresso (8 novembro 2018):

 
Consulte a galeria de fotos do primeiro dia.

  

Assista a um vídeo resumo da manhã e tarde do segundo dia de congresso (9 novembro 2018):

 
Consulte a galeria de fotos do segundo dia.

  
Assista a um vídeo resumo do terceiro dia de congresso (10 novembro 2018):

 
Consulte a galeria de fotos do terceiro dia.