O documento assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, define os objetivos a médio prazo para a promoção da saúde oral nos cuidados de saúde primários.

A meta do governo prevê que até 2020 todos os concelhos do país disponham de consultas de medicina dentária. Esta semana, o Ministério da Saúde assinou um protocolo com 65 municípios, que através do projeto “Saúde Oral para Todos” vão garantir consultas de medicina dentária nos seus centros de saúde.

O Ministério da Saúde faz um balanço positivo das experiências-piloto já implementadas e revela no despacho que já foram realizadas mais de 85 mil consultas de medicina dentária nos cuidados de saúde primários, envolvendo mais de 60 médicos dentistas e estomatologistas, garantindo o acesso a cuidados de saúde oral a mais de 36 mil utentes do SNS.

No documento, o executivo destaca a articulação entre os vários profissionais envolvidos na Saúde Oral, como os médicos dentistas, os médicos de saúde pública, os médicos de medicina geral e familiar, os enfermeiros, os higienistas orais, os nutricionistas, os psicólogos, entre outros profissionais de saúde.

O documento sublinha ainda que “a ação neste âmbito deve ainda passar pelo reconhecimento das especificidades da prestação de cuidados de medicina dentária, sublinhando-se a importância da criação de uma carreira especial de médico dentista no SNS, como modelo de organização de recursos humanos essencial à qualidade da prestação, centrada nos benefícios relevantes que ela impacta para os cidadãos”.