Depois de ter desempenhado o cargo de vice-presidente do Comité de Saúde Pública da FDI, Paulo Ribeiro de Melo foi agora eleito para o Conselho Diretivo desta entidade, para um mandato de 3 anos.

Paulo Ribeiro de Melo passa a ser um dos 10 conselheiros deste órgão, que tem a missão de definir e coordenar a estratégia da FDI. Os novos conselheiros vão juntar-se à equipa composta pela presidente da FDI (Kathryn Kell), presidente-eleito (Gerhard Seeberger) e tesoureiro (Jack Cottrell).

Doutorado em medicina dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde é professor associado desde 2008, Paulo Ribeiro de Melo integra os corpos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, tendo desempenhado o extinto cargo de secretário-geral da OMD de 2009 a 2015.

Atualmente preside a Mesa do Conselho Geral da OMD, órgão social criado na sequência da entrada em vigor dos novos estatutos da OMD, que tem 50 membros eleitos de todas regiões do país.

Em 2016 foi também eleito para a direção do Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) – associação europeia sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, que representa mais de 340.000 médicos dentistas na Europa.

Paulo Ribeiro de Melo salienta que “é uma honra integrar o Conselho Diretivo da FDI, permitindo dar continuidade e consolidar o trabalho desenvolvido na Saúde Pública Oral e na defesa da profissão, e contribuir para elevar ainda mais a reputação da medicina dentária portuguesa a nível mundial”.

O novo conselheiro da FDI traça como suas prioridades “implementar programas preventivos e aumentar a literacia em saúde oral em diferentes populações, através da participação ativa, a nível global, na promoção da saúde oral, na prevenção das doenças orais e na consciencialização de todos acerca da importância da saúde oral para a saúde geral”. Paralelamente pretende “defender a valorização e promoção da profissão de médico dentista em todo o mundo”.

A FDI é a organização líder mundial, independente e autorizada, da medicina dentária. Fundada em 1900, em Paris, com sede em Genebra, conta atualmente com cerca de 200 instituições associadas de cerca de 130 países, representando mais de um milhão de médicos dentistas de todo o mundo. Tem relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde e a Organização das Nações Unidas.

No Congresso da Federação Dentária Internacional, Paulo Ribeiro de Melo (esquerda), presidente do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, com Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.