A Ordem dos Médicos Dentistas vem juntamente com a SPMS E.P.E. informar que está disponível o acesso gratuito à aplicação de Prescrição Eletrónica Médica destinada aos Pequenos Prescritores, com a possibilidade de emissão de Receitas Sem Papel (RSP).

A RSP, ou Desmaterialização Eletrónica da Receita, surgiu através da evolução da prescrição eletrónica de medicamentos e visa conseguir a “completa desmaterialização da prescrição e dispensa de medicamentos”. A RSP substitui a receita em papel como a conhecemos atualmente e apresenta múltiplas vantagens nomeadamente:

  • Maior segurança na autenticação do médico e maior facilidade na emissão de receituário;
  • Redução de custos para o prescritor e redução do número de receitas emitidas contribuindo para maior rigor no combate à fraude;
  • Pedido de receita e envio da informação da RSP emitida por SMS ou email, fazendo com que o utente não tenha de se dirigir fisicamente ao médico para obter o seu receituário;
  • Possibilidade de dispensa na farmácia de forma individualizada à embalagem.

Porque consideramos a utilização da aplicação de prescrição uma mais valia na sua atividade profissional, contribuindo para a redução de custos com as receitas manuais, convidamo-lo a aderir gratuitamente à Prescrição Eletrónica Médica Pequenos Prescritores.

Informamos ainda que a SPMS. E.P.E. encontra-se a ultimar os desenvolvimentos no âmbito da PEM Mobile e consequentemente no acesso aplicacional através da Chave Móvel Digital (CMD), permitindo assim que médicos dentistas sem Cartão do Cidadão, além de em breve poderem utilizar uma app mobile para prescrever, possam também utilizar a Receita Sem Papel na PEM Pequenos Prescritores, através da aplicação desktop.

É importante também referir que, até à disponibilização do acesso por CMD, os médicos dentistas sem Cartão do Cidadão poderão de igual forma solicitar o acesso à aplicação da PEM Pequenos Prescritores, beneficiando assim da emissão de receitas eletrónicas (neste caso materializadas) em detrimento da emissão de receitas manuais com custos associados ao médico dentista.

Se estiver interessado ou se necessitar por favor solicite apoio informático para a marcação da sessão remota entre as 9h00 e as 17h00 de segunda a sexta feira, através do envio de um email para [email protected] ou através do seguinte contacto telefónico: 220 129 818.

Se pretender informações relativamente às formas de acesso à aplicação ou caso pretenda frequentar uma ação de formação, deverá responder por e-mail para [email protected].