Faleceu esta terça-feira, 17 de julho, aos 67 anos, o antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo, na sequência de uma batalha contra o cancro nos últimos anos.

A Ordem dos Médicos Dentistas apresenta condolências à família, amigos e colegas, recordando a presença de João Semedo no Congresso da OMD, em 2010, enquanto deputado à Assembleia da República em representação da Comissão Parlamentar da Saúde. No discurso de abertura, o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, agradecendo a presença de João Semedo, realçou que “nos assuntos de saúde é particularmente reconfortante ter hoje connosco um colega médico, tomando contacto, através do congresso, com a medicina dentária”.

João Semedo nasceu em Lisboa, cidade onde se licenciou na Faculdade de Medicina, em 1975, mas foi no Porto que viveu durante 40 anos, onde exerceu a sua profissão e desenvolveu a sua atividade política, social e cultural.

Participou na fundação do Sindicato dos Médicos do Norte e da Universidade Popular do Porto, integrou a direção do FITEI e da cooperativa artística Árvore. Trabalhou em diversos serviços de saúde públicos, privados e sociais.

Ingressou na União dos Estudantes Comunistas/Partido Comunista Português (PCP) em 1972. Demitiu-se do Comité Central em 1991 e do PCP em 2003, ano em que participa na criação do Movimento Renovação Comunista.

Nos anos 90 regressou à medicina, fez uma pós-graduação em Toxicodependências na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e trabalhou na Associação Norte Vida com a população sem-abrigo.

Foi presidente do Conselho de Administração do Hospital Joaquim Urbano, unidade do Serviço Nacional de Saúde especializada em doenças respiratórias e infeciosas, entre 2000 e 2006.

Em 2004, integra a lista do Bloco de Esquerda (BE) ao Parlamento Europeu e, em 2005, é candidato à Assembleia da República pelo BE.

Membro do BE desde 2007, João Semedo foi deputado à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda, eleito pelo círculo do Porto, entre 2006 e 2015, ano em que renunciou ao mandato devido à doença.

Foi coordenador do Bloco de Esquerda eleito em 2012 a 2014.

Depois de um grande percurso profissional e político, João Semedo destacou-se pela defesa da despenalização da eutanásia, integrando a direção do movimento cívico “Direito a morrer com dignidade” e, em janeiro de 2018, em conjunto com António Arnaut, lançou o livro “Salvar o SNS – Uma nova lei de bases da Saúde para defender a democracia”.

João Semedo discursa na sessão de abertura do congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, em 2010, no Europarque, em Santa Maria da Feira.