Os dados do Barómetro de Saúde Oral, elaborado pela consultora QSP para a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), revelam os hábitos de saúde oral dos habitantes do distrito de Faro.

O barómetro com validade estatística mostra que 8,5% dos que moram na região nunca foi a qualquer consulta de medicina dentária, um valor superior à média nacional de 5,2%, sendo que 31,1% só vão em caso de urgência – contra 21,8% no resto do país. Há 28,9% que vão apenas uma vez por ano, valor que compara com os 31,3% a nível nacional. E se no geral os portugueses que vão várias vezes por ano a consultas de medicina dentária são 12,1%, no Algarve são apenas 4,4%.

Como primeira justificação, 60% dos inquiridos, num quadro de resposta múltipla, aponta a falta de dinheiro, que a nível nacional é a razão apontada por 42,8%. Ainda no Algarve, 40% refere que não tem dores de dentes nem outros problemas, contra a média em todo o país de 15,9%, e 20% alega como terceiro argumento a falta de tempo face a apenas 3,7% em termos nacionais.

Existem 340 médicos dentistas no Algarve e, o barómetro revela que quase 67% dos algarvios vive a menos de meia hora de distância do consultório do seu médico dentista.
Já faltaram ao trabalho ou à escola devido a complicações de saúde oral 22,2% dos habitantes do Algarve, o dobro da média nacional (10,1%).

Em todo o distrito de Faro, 8,9% já foi a uma urgência de hospital por causa de um problema de saúde oral, contra 6,7% no resto do país. Entre os habitantes do Algarve apenas 50% foram depois aconselhados a irem a uma consulta de medicina dentária, face aos 76,2% na média nacional.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, salienta que “se em alguns pontos o Algarve compara menos bem com a média nacional, há outros, e alguns muito relevantes, em que a população do Algarve está melhor que o resto do país. No Algarve parece haver maior dificuldade em aceder a cuidados de saúde oral, no entanto, em termos de hábitos de higiene oral, os habitantes do distrito de Faro estão acima das médias de outras regiões”.

Um exemplo são a utilização de fio e elixir dentários, se 97,8% dos habitantes do Algarve escovam os dentes diariamente, uma média idêntica nacional, na região do Algarve, 60% usa elixir e 35,6% fio dentário, face aos 54,3% e 30,1% a nível nacional.

E se a nível nacional há 67,7% de pessoas a quem falta pelo menos um dente e a 29,8% faltam mais de 6, no Algarve este número desce para 51,1% e 24,5% respetivamente.
Daqueles a quem faltam dentes, no distrito de Faro há 43,5% que nada têm a substituir contra 57,4% na média nacional.

No Algarve, 84,4% dos habitantes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu médico dentista e o número de consultas manteve-se igual para 85,7% dos inquiridos. No resto do país houve uma tendência de aumento de 9,2%, valor que no Algarve não ultrapassa os 2,4%.

Entre os algarvios, 42,9% nunca mudaram de médico dentista, um número ligeiramente inferior à média nacional de 48%, mas 31% dos habitantes do distrito de Faro afirmam que só mudam em caso de necessidade, face aos 26,5% a nível nacional.

Limpeza e check-up são os dois motivos que mais levam os algarvios à cadeira do médico dentista, com 26,2% de respostas, seguidos de tratamentos específicos com 23,8%. A nível nacional, a limpeza é referida por 22,9% dos inquiridos e o check-up por 20,6%, de sublinhar que em terceiro lugar na média nacional é referida a dor de dentes, também por 20,6% dos que responderam ao barómetro, valor que no Algarve desce para 11,9%.

Faro recebeu no passado sábado, 9 de junho, a terceira etapa da iniciativa “Encontros com a Ordem” que decorre em todo o país e assinala os 20 anos da OMD.
Numa cerimónia no Hotel Eva, onde participaram cerca de 150 pessoas, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, destacou o contributo dos médicos dentistas da região.

Consulte as galerias de fotos do evento. Assista ao vídeo do Encontro com a Ordem em Faro.

Felicitando a OMD pelo seu 20º aniversário, Rogério Bacalhau aplaudiu a decisão de colocar “Faro no roteiro destas comemorações, dando visibilidade e expressão aos profissionais do sector que se encontram colocados na nossa Região”.

O autarca de Faro fez questão de saudar os passos positivos dados nos últimos anos no campo da Saúde Oral: “Iniciativas como cheque-dentista, por cuja implementação esta ordem tanto batalhou, marcaram um avanço na direção do acesso e diminuição da desigualdade entre cidadãos: sobretudo nas grávidas, nos idosos, nas crianças e doentes crónicos. Mas não chega. Infelizmente, nem todos podem ainda aceder aos cuidados de saúde dentária mais elementares. Os investimentos públicos são escassos, há verbas cativadas que não permitem melhorar o funcionamento das unidades de saúde e, por conseguinte, os tempos não estão famosos para quem, como a ordem, pretende alargar o fornecimento de cuidados de saúde dentária a todos por igual.”

Neste sentido, o presidente da Câmara de Faro deixou um apelo aos médicos dentistas para que “a par da qualidade dos cuidados, que sempre vos preocupou, se estabeleça como prioridade a melhoria do acesso a estes cuidados de saúde. O Poder local, pela proximidade que assegura, pode auxiliar-vos nesse desígnio. As câmaras e os autarcas pretendem o melhor para os seus munícipes. Podemos ajudar a alargar a cobertura da rede de consultórios de medicina dentária, pensando sobretudo nos mais vulneráveis, nos que vivem nas periferias, nos idosos, nas crianças de famílias sem recursos.”

Presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.
Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva.