Desde que se formaram os primeiros médicos dentistas, em 1979, até aos dias de hoje, um longo caminho foi percorrido.

Decidimos organizar os “Encontros com a Ordem” para celebrar estes 20 anos, a afirmação da profissão e o reconhecimento que a mesma alcançou ao longo dos anos, através do esforço para o qual muitos contribuíram.

Um marco fundamental foi sem dúvida a criação em 1998 da Ordem dos Médicos Dentistas.
A criação da Ordem vem reconhecer a medicina dentária e a sua capacidade de autorregulação.
Após 20 anos sobre essa data, comemoramos uma história de sucesso, o sucesso dos médicos dentistas, o sucesso de cada um de vós. Comemoramos a afirmação da medicina dentária que tem conseguido, perante circunstâncias muito adversas, elevar-se a um patamar que poucos almejaram…

Uma das várias atribuições regulatórias da OMD, talvez a mais importante, é a da atribuição em exclusivo de títulos profissionais, por delegação de poderes por parte do Estado Português, por via da Lei, ou seja do seu Estatuto. Os títulos e qualificações profissionais são diferentes dos títulos e qualificações académicos. O licenciado ou titular do mestrado integrado em medicina dentária, não é ainda médico dentista. Só a Ordem analisa as qualificações académicas de cada um atestando a capacitação profissional e atribui o título de médico dentista.

Assim, nada mais pertinente que, de encontro a esta missão pública da nossa Ordem, celebrar por todo o país e mais tarde no congresso, envolvendo todos os colegas, através da entrega de um diploma comemorativo de um título profissional que apenas a Ordem atribui: o de médico dentista.

Vincamos, assim, estes 20 anos de forma participativa, integrada por todo o país, envolvendo os médicos dentistas.

Para além dos “Encontros com a Ordem”, proporcionaremos a participação no maior e melhor congresso português e um dos maiores e melhores do mundo, dando a possibilidade de os colegas se inscreverem no mesmo até dia 18 de julho, exclusivamente online, por 20 euros. Com um jantar comemorativo que pretendemos enorme, através de um valor, também simbólico, de 20 euros.

É o ano dos 20!

E também aí, no congresso, muitas surpresas e comemorações nos esperam.

Viva a Ordem dos Médicos Dentistas, Viva a medicina dentária, vivam os médicos dentistas!

O Bastonário

Artigo publicado originalmente na Revista OMD nº37 (abril 2018).