“O SNS está de luto”, lamenta o bastonário da OMD. Orlando Monteiro da Silva estará hoje na Federação Distrital do Porto do PS para, em nome da Ordem dos Médicos Dentistas, assinar o livro de condolências, que será aberto às 17h30 pelo presidente da distrital do Porto, Manuel Pizarro, e posteriormente entregue à família. Durante os próximos três dias, a federação do Porto colocará também a bandeira do partido a meia haste.

O antigo ministro dos Assuntos Sociais morreu esta segunda-feira, 21 de maio, em Coimbra. Advogado, cofundador do PS, António Arnaut era, desde 2016, presidente honorário do PS. Natural de Penela, Coimbra, era Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

À imprensa, António Costa, secretário-geral do PS, lembra que António Arnaut será recordado para a “eternidade” como “o pai” do Serviço Nacional de Saúde, resistente à ditadura e militante socialista “honrado”.

O bastonário da OMD recorda que “quando António Arnaut criou o SNS, esta lei representou um passo importante para a prestação de cuidados globais de saúde da população, universais e gratuitos, salvaguardando o direito à proteção da saúde”, lamentando que “posteriormente, aquando da sua implementação prática não tenha sido incluída a medicina dentária, dando assim uma resposta verdadeiramente integrada aos portugueses”.

António Arnaut estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra. Faleceu aos 82 anos.

Foto: António Arnaut na Assembleia República em 1979. Autoria: Suyk, Koen / Anefo – [1] Dutch National Archives, The Hague, Fotocollectie Algemeen Nederlands Persbureau (ANEFO), 1945-1989 bekijk toegang 2.24.01.05 Bestanddeelnummer 930-1083, CC BY-SA 3.0 nl, Hiperligação